Poder Executivo foi autorizado a fazer alteração no orçamento do SAAE e a firmar convênio com o Sindicato dos Servidores Municipais

Na Sessão Ordinária realizada ontem (04/04), na Casa de Leis, após a leitura dos quatro diversos de autoria dos vereadores Carlos Alberto Ribeiro (DEM), Sérgio Antônio dos Santos (PRB) e Thales Gabriel Fonseca (SD), foram aprovados nove Requerimentos para Decisão do Plenário. Dente eles:

Três votos de pesar, de autoria do vereador Sérgio Antônio dos Santos (PRB), foram encaminhados às famílias dos senhores Joaquim Manoel Rodrigues e Vicente Alves Filho, e da senhora Ritalina Coutinho, por seus falecimentos, ocorridos recentemente.

Em seguida, foram apresentadas 18 Indicações, solicitadas pelos vereadores Diego Miranda (PSDB), Sérgio Antônio dos Santos (PRB) e Mário Notharangeli (SD), que serão encaminhadas ao Poder Executivo.

PROJETOS APROVADOS

O Projeto de Lei (PL) nº 365/2016, de autoria do Poder Executivo, foi aprovado em primeira discussão, autorizando alteração no orçamento da autarquia SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro), passando para a rubrica de “Obras e Instalações”, vinculada à manutenção do Departamento de Água, R$ 260 mil que estavam destinados a “Equipamentos e Material Permanente”, dentro da manutenção do Departamento de Logística e Gestão de Materiais.

Foi igualmente aprovado o PL nº 370/2016, também do Poder Executivo, concedendo aos servidores municipais a revisão salarial de 7%, sendo que os profissionais do Magistério que estejam recebendo abaixo do piso oficial da profissão receberão a diferença na forma de complementação salarial. 

O reajuste do vale-alimentação foi de 10,67%, e não poderá haver nenhum servidor com salário-base menor que o salário mínimo nacional (R$ 880). O PL estabelece ainda que a data-base passe a ser o mês de fevereiro.

Três emendas ao PL foram aprovadas, sendo duas do vereador Thales Gabriel Fonseca (SD). A primeira emenda estabelece que a revisão correspondente a fevereiro e março seja paga em duas parcelas, sendo a primeira em cinco dias após a aprovação, e a segunda no pagamento do mês de abril. Já a outra emenda do mesmo vereador, define o 15º dia útil de cada mês para o pagamento do cartão alimentação.

A terceira emenda, proposta pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), substituiu a expressão “reajuste salarial”, que estava no Projeto original, por “revisão geral”, já que não foi contemplado o índice da inflação para o período.

Também foi aprovado mais um PL proposto pelo Poder Executivo, o de nº 371/2016, que autoriza a administração municipal a firmar convênio com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cruzeiro e Queluz, autorizando a oferta de benefícios, vantagens e comodidades aos servidores públicos municipais e autárquicos, sob o sistema de consignação em folha de pagamento.

Foi aprovado ainda o Projeto de Resolução nº 335/2016, de autoria do presidente Diego Miranda (PSDB), que institui o sistema de registro eletrônico de ponto para controle da jornada de trabalho dos servidores da Câmara Municipal. O registro de ponto já é adotado na Casa desde setembro de 2015, porém a aprovação da Resolução garante que esta seja uma prática permanente, e não apenas uma ação da administração atual.

Uma emenda do vereador Charles Fernandes (PR), também aprovada, incluiu a obrigatoriedade de que seja disponibilizado ao servidor o comprovante de frequência, como já ocorre com o equipamento utilizado atualmente para registro do ponto.

Em seguida ao término da Sessão Ordinária, foi realizada uma Sessão Extraordinária, em que foi aprovado em segunda discussão o PL nº 365/2016, de autoria do Poder Executivo.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC