No dia 17/09 (quinta-feira) foi realizada a Audiência Pública para apresentação e explicação do plano de atendimento/vagas para as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Ensino no ano de 2016.

O diretor de Educação, Mário Costa, representou a Secretaria de Educação do Município. Também participaram da apresentação Elessandra Aparecida da Silva, responsável pela Base de Dados do Sistema Municipal de Ensino de Cruzeiro (SIMEC), e Nicolas Branco Vieira, da Assessoria de Comunicação do SIMEC.

Representando a Câmara, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB), Carlos Alberto Ribeiro (PR), Charles Fernandes (PDT), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR), Mário Notharangeli (PT), Sergio Antonio dos Santos (PDT) e Thales Gabriel Fonseca (PCdoB).

O diretor Mário apresentou a proposta de reestruturação, que pretende adequar as escolas do município à Lei de Diretrizes e Bases – LDB (Lei Federal nº 9.394/1996) e aos planos nacional e municipal de Educação – PNE (Lei Federal nº 13.005/2014) e PME (Lei Municipal nº 4.397/2015). O plano pode ser lido na íntegra no link http://www.cmcruzeiro.sp.gov.br/prestacao/2015_09_22_reestruturacao_educacao.pdf.

Por conta da presença massiva de mães e alunos da Escola Professor Marcínio Pereira de Castro, que discordam da alteração de turnos prevista para a escola, o restante da audiência foi dedicado à discussão desta escola específica.

Mães, pais, estudantes e membros da comunidade do bairro Jardim Paraíso, em que se localiza a escola, falaram contra a alteração projetada para a escola Marcínio, que pelo plano passará a ter somente classes do Pré I ao 5º ano, deixando de atender os alunos do 6º ao 9º ano.

Muitos se emocionaram e ficou clara a ligação forte que a maioria tem com a escola. Partiu de uma das mães a proposta de que se a mudança tiver que ser efetivada seja de forma gradativa, permitindo que os que já estudam na Marcínio continuem nela até a conclusão do 9º ano, e que a cada ano não sejam abertas novas turmas das séries que se pretende extinguir no colégio, em vez da alteração ser totalmente implementada a partir de 2016.

Os vereadores esclareceram que também não tinham informações oficiais sobre a mudança antes da Audiência, e a fala de todos foi no sentido de apoiar a reivindicação da comunidade.

Mário Costa se comprometeu a levar a discussão para o secretário de Educação, Joselito Francisco Lemes, e ficou definida uma nova audiência para finalizar o assunto.

A nova audiência pública sobre o tema, dedicada especialmente a fechar a questão da Escola Marcínio, será realizada hoje (22/09) a partir das 18h na Casa de Leis. O prefeito Rafic Zake Simão e o secretário Joselito foram convocados a comparecer.