Foi autorizada pela câmara a criação do Fundo Municipal do Artesão -FMA, vinculado à Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Cultura e Esporte,através da Diretoria Municipal de Cultura e sob orientação da Casa do Artesão de Cruzeiro.
O projeto do vereador Gabriel Fonseca diz, ainda, que embora vinculado à Secretaria Municipal de Relações Institucionais, Cultura e Esporte,situa-se como órgão autônomo, podendo praticar os atos necessários à manutenção dessa autonomia, conforme estabelece a lei.
A Casa terá uma Assembléia Geral composta pelos artesãos inscritos e designará uma diretoria, à qual caberá a gestão do Fundo. Essa diretoria será composta por presidente, vice e primeiro e segundo secretários, além de um Conselho Fiscal integrado por três membros, bem como dos respectivos suplentes.
A finalidade do seguimento que está sendo criado será apoiar programas, projetos, serviços e ações dos artesãos, promovendo, protegendo e defendendo seus direitos como artistas que são, além de se dedicar a estudos e pesquisas, conforme os preceitos legais.