A senhora Ana Karin Dias de Almeida Andrade, atualmente afastada do cargo de prefeita de Cruzeiro, voltou a recorrer ao Tribunal de Justiça de São Paulo, porém, a relatora Vera Angrisani, relatora, não aceitou o pedido de antecipação da tutela recursal. Rafic Zake Simão continua prefeito e Ana a sua peregrinação pelas barras dos tribunais continuam.
A recusa do Agravo de Instrumento é só mais um capítulo dessa história que teve início com as denúncias que resultaram na instauração das Comissões Especiais de Inquérito. A então prefeita obstou na Justiça, aproveitando falhas contidas nos autos.
A resposta do Legislativo veio rápida. Refez-se os processos, que culminaram com nada menos que três Comissões de Investigação e Processante: superfaturamento de holerits e irregularidades na contratação da Oscip; descumprimento da Lei Orgânica do Município e, a próxima, superfaturamento na compra de toldos. A bolada vez é a do descumprimento de prazos para respostas a requerimentos.
Cassada no processo da Oscip, Karin não conseguiu sucesso junto à 3ª Vara Civel local. Com a decisão do TJ voltou ao poder. O mérito desse primeiro processo ainda não foi julgado. Veio o segundo, novamente Ana não encontrou agasalho junto à 2ª Vara Cível local. Esperava novo efeito suspensivo na capital e não conseguiu. Rafic continua no poder e ela estudando recursos a serem apresentados.
No entendimento de profissionais, a ex-prefeita poderia até entrar com Agravo Regimental. Entretanto, teria dificuldades em obter sucesso, assim como a Câmara não obteve quando agravou a decisão que beneficiou Ana Karin no primeiro processo e permitiu sua volta à Prefeitura. O caminho pode ser aguardar o julgamento final do agravo, o que pode ocorrer até em 30 dias. Definitivo mesmo só após o julgamento de mérito.