O pedido de abertura de Comissão de Investigação e Processante  em face do prefeito Rafic Zake Simão, como constou do Requerimento para Decisão do Plenário nº 1296/2014, não obteve sucesso, sendo rejeitado por 6 votos (Juarez Juvêncio, Antonio Tavares, Carlos Alberto, Diego Miranda, Mário Notharangeli e Charles Fernandes) contra apenas 3 favoráveis (Marco Aurélio Siqueira da Rocha, Sérgio Antonio dos Santos e Antonio Carlos Marciano).
O requerimento foi apresentado pela munícipe Suely Lúcia Fonseca, que acusou o prefeito de ter praticado infrações político-administrativas na manutenção de um convênio entre a Prefeitura Municipal de Cruzeiro e a Associação Cruzeirense de Proteção aos Animais Domésticos São Francisco de Assis que, de 2009 e 2011, não teria prestado contas e, nos anos posteriores, prestando-as de maneira irregular.
Teriam mesmo assim efetuados pagamentos à entidade e o relator da CEI – Comissão especial de Inquérito instaurada para apurar os fatos, vereador Sérgio Antonio dos Santos, concluiu pela aceitação da denúncia, sendo acompanhado pelo presidente, vereador Antonio Carlos Marciano, e pelo membro da comissão, vereador Carlos Alberto Ribeiro.
Com a rejeição o requerimento foi para o arquivo.