Por iniciativa do presidente da câmara, Diego Miranda (PSDB), Cruzeiro convidou as cidades vizinhas a participarem de um treinamento junto com a Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo) para que os municípios conheçam o novo sistema de integração de processos para abertura e fechamento de micro e pequenas empresas. O treinamento ocorreu na manhã de hoje (20), na Casa Legislativa, às 10h. Estiveram presentes representantes das cidades de Cruzeiro, Lavrinhas, Lorena, Guaratinguetá e Aparecida.
Os assuntos de maior destaque foram a viabilidade, certificado único e o novo sistema 100% eletrônico, que possibilitará às empresas serem abertas em apenas 3 dias, diferente de como acontece hoje, que levam em média 130 dias. Serão realizados treinamentos específicos com as equipes que irão assinar um convênio com o Via Rápida Empresa, uma conquista e iniciativa de Diego Miranda para o município cruzeirense.
A Jucesp é o órgão responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresariais e sociedades cooperativas no estado de São Paulo. Ela conta com 24 escritórios regionais e 53 postos de serviços, além do Via Rápida Empresa.
Considerada o primeiro passo para o empreendedor iniciar suas atividades empresariais, em janeiro de 2011, passou a integrar a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, com o objetivo de alinhar seu trabalho às políticas públicas de desenvolvimento econômico, desburocratização e incentivo ao empreendedorismo.
Durante o treinamento, Juliana Medeiros demonstrou o funcionamento do Via Rápida Empresa, programa que Diego Miranda defende que seja implementado em Cruzeiro, para agilizar o empreendedorismo na região, dando a oportunidade aos empresários de emitir as licenças estaduais (Vigilância Sanitária, CETESB e Corpo de Bombeiros) de forma integrada e totalmente online.

Fonte: Polyana Gonçalves