Uma equipe de reportagem da TV Aparecida entrevistou na manhã de hoje (21) representantes da câmara e da prefeitura de Cruzeiro sobre a proposta de reativação do "Trem Turístico e da Linha Férrea Cruzeiro/Sul de Minas", que será debatida em Audiência Pública que será realizada no Museu Major Novaes amanhã (22) às 15h.
Foram entrevistados a historiadora Cláudia Ribeiro, diretora do Museu, o vereador Sérgio Antônio dos Santos (PDT), o diretor de Cultura da Secretaria de Cultura e Esportes do Município, Sérgio Valério, e o secretário da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Bruno Sanches. Também estava presente o vereador Carlos Alberto Ribeiro (PR).
A historiadora enfatizou o valor histórico da linha do trem para Cruzeiro, já que a ferrovia está na própria origem do município, enquanto o diretor de Cultura esclareceu a importância do retorno da linha turística para alavancar o turismo na cidade, e o representante da ABPF expressou o apoio da entidade ao retorno da linha, que havia operado entre 1996 e 2001 em parceria da Associação com o poder público local.
O vereador Sérgio Antônio, um dos proponentes do projeto de reativação da linha, explicou que a proposta é retomar a rota turística do trem, partindo da Estação Central, fazendo algumas paradas em bairros da cidade e finalizando o trajeto na Estação Rufino de Almeida, que já está reformada.
Existe a ideia de mais para a frente reativar também a continuidade do trajeto, até o Grande Túnel da Mantiqueira, que foi local estratégico na Revolução Constitucionalista de 1932, e de incluir a rota turística de Cruzeiro no “Trem da Fé”, que faz parte do projeto “Vale da Fé” da câmara dos deputados estadual. Este projeto visa o incentivo ao turismo religioso nas cidades do Vale do Paraíba.

Coordenadoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Cruzeiro