Na última sexta-feira (22), a Câmara e a Prefeitura de Cruzeiro realizaram uma audiência pública no Museu Major Novaes sobre a possível volta do "Trem Turístico da Linha Férrea Cruzeiro/Sul de Minas". O evento contou com a presença dos vereadores Diego Henrique Rodrigues Miranda (PSDB), Antônio José Tavares (PTC), Carlos Alberto Ribeiro (PR), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Sergio Antonio dos Santos (PDT) e Thales Gabriel Fonseca (PCdoB), além de uma palestra com a Secretária de Projetos da Prefeitura Municipal de Guararema-MG, Sandra Olivieri, que relatou como foi feito o processo de recuperação da linha férrea e do trem turístico da cidade.
Compuseram a mesa o Presidente da casa legislativa Diego Miranda, o prefeito Rafic Zake Simião (PMDB), a historiadora e Diretora do Museu, Claudia Ribeiro, o Diretor de Cultura da Secretaria de Relações Institucionais, Cultura e Esportes do Município, Sérgio Valério, o vereador Sérgio Antônio, a Secretária Municipal de Projetos e Controle Estratégico de Guararema-MG Sandra Regina Olivieri, Thauzer Gutierrez (assessor do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Fernando Capez – PSDB), o presidente da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) Jorge Sanches e o procurador jurídico da prefeitura dr. Maximiliano Rubez.
Diego Miranda declarou aberta a audiência pública, e em seguida o vereador e proponente Sérgio Antônio relatou sua alegria e crença de que o trem volte a fazer parte do cotidiano do município. “Nós acreditamos que daqui a pouco iremos ver essa maravilha funcionando em Cruzeiro, pois a história da nossa cidade está muitíssimo vinculada ao trem. Eu acredito no trem, na volta dele e na nossa cidade”, enfatizou o vereador.
Dando continuidade, o prefeito Rafic Zake disse que o trem “é um resgate à história”, assim como Sérgio Valério, que contou ter a ferrovia em seu DNA: “nasci na cidade de Cruzeiro porque meu avô trabalhava na ferrovia”. Já Claudia Ribeiro, que fez seu mestrado e agora cursa o doutorado especializado em ferroviários, expressou sua paixão ao afirmar que “a grande memória de Cruzeiro não é a revolução, é a ferrovia, porque a nossa matriz ontológica é ferroviária”.
A audiência foi abrilhantada com a palestra de Sandra Olivieri, que mostrou que o projeto, apesar de grandioso, pode sim sair do papel e criar forma. A intenção é que o trem saia da Estação Central, fazendo algumas paradas em bairros da cidade e finalizando o trajeto na Estação Rufino de Almeida, que já está reformada.
Fizeram o uso da palavra a senhora Aurora Mota, ex-vereadora, e o jornalista Arvelos Vieira, ambos com um discurso propositivo e esperançoso sobre a volta do trem.