cm01Na Audiência Pública realizada ontem (06/08) na Casa de Leis, os sócios da empresa Optmizar Carlos Reimer e Fábio Gavazzi apresentaram o Projeto Apogeu, que pretende alavancar em Cruzeiro e região uma alternativa concreta de desenvolvimento sustentável, tirando proveito da vantagem logística oferecida pela localização entre as maiores capitais do país (Rio de Janeiro e São Paulo).

Também participaram da apresentação representantes de empresas que já são parceiras do Projeto. Thiago Brito falou pela Genoa, empresa paulistana especializada em logística, e a Nest Negócios Estratégicos, localizada em Guaratinguetá-SP, foi representada por seu diretor presidente, Arus Ranieri, e pelo diretor de gestão ambiental, Mário Vieira dos Santos.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara, Diego Miranda (PSDB), e o vereador Carlos Alberto Ribeiro (PR). A secretária de Cultura do município, Ondina Cipolli Guerra, também participou da Audiência.

Segundo a explanação de Carlos Reimer, a ideia do Projeto é trazer o que há de moderno e contemporâneo no mundo, retomando agora no Século XXI a vantagem logística que originou a cidade, como entroncamento ferroviário que ligava os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Como explicou Fábio Gavazzi, trata-se de um plano a longo prazo, que projeta para daqui a 20, 30 anos, Cruzeiro como uma cidade com uma economia forte e uma vocação bem definida.

Entre as vantagens da região listadas no Projeto, estão a capacidade ferroviária, a característica de pólo cultural, a proximidade das maiores capitais, portos, aeroportos e centros industriais e de consumo do país e a disponibilidade de mão de obra qualificada.

O Projeto já conta com dez parceiros, entre os quais as empresas já citadas, a ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos, que reúne as maiores empresas do ramo) e também a Câmara e a Prefeitura de Cruzeiro.

Carlos Reimer enfatiza que não se trata de uma ideia aventureira, mas sim de um estudo baseado em dados concretos, tendo como referência outros projetos de desenvolvimento e cidades que cresceram com base na logística, como Anápolis-GO, Uberlândia-MG e Sorocaba-SP.

As estimativas são de criação de uma área de 2 km2 que deve concentrar cerca de 50 empresas ligadas a logística e transportes, gerando entre 1.500 e 2.000 empregos diretos e cerca de três vezes essa quantidade em empregos indiretos. A previsão é de que sejam investidos entre R$ 0,4 e 0,5 bilhão, em sua maior parte da iniciativa privada, e que as receitas anuais geradas sejam de cerca de R$ 80 milhões.

Após a apresentação, os empresários presentes fizeram diversas contribuições e questionamentos, e ao encerrar o encontro o vereador Diego Miranda marcou para o dia 20/08 (quinta-feira) às 19h uma nova Audiência Pública, dessa vez para discutir as leis municipais de incentivo à indústria e o que precisa ser atualizado nelas para propiciar o crescimento local.

Carlos Reimer, sócio consultor da Optimizar Soluções Empresariais

Fábio Gavazzi, consultor em logística da Optimizar Soluções Empresariais

Público presente no início da Audiência Pública; em pé, a secretária de Cultura de Cruzeiro-SP, Ondina
Cipolli Guerra