01 mesa agostopqNa sexta-feira (14/08), foi realizado na Casa de Leis o Seminário “Atenção à Saúde em Cruzeiro e Vale Histórico”, com a presença do ex-ministro do Esporte e deputado federal Orlando Silva (PCdoB) e de um representante do Departamento de Atenção Hospitalar e Urgências do Ministério da Saúde, Danilo Carvalho Oliveira.

Também participaram do evento autoridades locais, regionais e estaduais ligadas à saúde e, representando a Câmara Municipal de Cruzeiro, o presidente Diego Miranda (PSDB), o primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (PCdoB), idealizador do seminário, e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB), Carlos Alberto Ribeiro (PR) e Sergio Antonio dos Santos (PDT).

Após realizar a abertura, Diego Miranda passou a presidência ao vereador Thales Gabriel, que fez as considerações iniciais e explicou a intenção da Câmara em promover o Seminário para discutir soluções para a Santa Casa de Cruzeiro e a possibilidade de implantação de um Hospital Regional na cidade.

Então o deputado Orlando Silva fez suas colocações iniciais, colocando sua participação nos esforços para a realização deste Seminário como parte de suas ações em prol da melhoria da saúde na região.

O próximo a falar foi o representante do Ministério da Saúde, Danilo Carvalho, que se mostrou interessado em ouvir e avaliar as demandas do município para então realizar um estudo do que pode ser feito em relação à Santa Casa e também sobre a existência ou não de demanda para um Hospital Regional na cidade. Segundo ele, pelo estudo preliminar já realizado, e pelas visitas que realizou às instituições de saúde da cidade no próprio dia 14, existem soluções que não precisam necessariamente passar pelo aporte de recursos financeiros, mas que podem ser conseguidas por meio de reestruturação de procedimentos e capacitação de profissionais.

A diretora do Departamento Regional de Saúde XVII da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo (DRS XVII), Maristela Siqueira Macedo de Paula Santos, esclareceu as demandas pertinentes a Cruzeiro no âmbito estadual. A DRS XVII tem sede em Taubaté e abarca 39 municípios do Vale do Paraíba e Litoral Norte, entre eles Cruzeiro e as cidades próximas.

O prefeito do município, Rafic Zake Simão (PMDB), e o secretário de Saúde, André Mauro Veiga Barbosa, falaram sobre a situação da saúde no município, enfatizando que os recursos destinados à área já são maiores do que o mínimo exigido legalmente, mas ainda assim nem todas as demandas da população têm sido atendidas, até porque pessoas de diversas cidades da região procuram atendimento em Cruzeiro.

Finalizando a primeira parte do Seminário, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edenilson Rogério da Cunha, apresentou as atividades do Conselho e se colocou à disposição da população para reivindicações na área.

Depois dessa parte inicial, foram abertas inscrições para falas dos vereadores e da população presente, e falaram os vereadores Antonio Carlos Marciano e Carlos Alberto Ribeiro, além dos munícipes Luiz Antônio Pereira, Maria Divina, Celina Alves, Allerson Augusto e Irani Ribeiro, e do dr. Orlando Freire de Faria Jr., diretor clínico da Santa Casa de Cruzeiro.

Os apontamentos em relação à saúde no município foram respondidos pela assessora técnica da Secretaria de Saúde, dra. Cláudia Belchior, que aproveitou também para passar ao representante do Ministério da Saúde as requisições que estão pendentes no que diz respeito à vinda de recursos federais para a saúde no município.

Ao final do Seminário, a diretora da DRS XVII Maristela Santos enfatizou a importância de solucionar os problemas da Santa Casa, já que a complexidade das demandas atendidas por este tipo de hospital é diferente das de um Hospital Regional, e, mesmo que seja definido que Cruzeiro tem necessidade de uma nova instituição hospitalar, isso não elimina a importância de que a Santa Casa atenda bem à população.

A palavra usada pelo representante do Ministério da Saúde, Danilo Oliveira, foi “entusiasmo”, pois ele acredita que as discussões realizadas no Seminário foram de grande valia, abrangendo as esferas federal e estadual, além dos poderes executivo e legislativo do município, configurando um importante ponta-pé inicial para um melhor funcionamento dos serviços públicos de saúde na cidade.

O vereador Thales Gabriel Fonseca encerrou o Seminário com este mesmo ânimo, acreditando que a iniciativa da Câmara em puxar a discussão sobre a atenção à saúde do município foi importante para que daqui para frente sejam tomados novos rumos na área.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação - CMC

01 mesa agosto