sessao simuladaFoi realizada hoje (27/08), na Casa de Leis, a 11ª Sessão Simulada do projeto Câmara Jovem com os alunos do 1° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Virgílio Antunes.
 Representando a Câmara, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB) e o vereador Sérgio Antônio dos Santos (PDT). Também compareceram a diretora, Águeda Maria da Silva Bueno, e professores da escola.
 Pela primeira vez, o plenário jovem foi totalmente composto por mulheres. As estudantes que participaram foram:
 Presidente: Geovana Souza de Oliveira
 1ª Secretária: Thaíse da Silva Conceição
 2ª Secretária: Brenda Gabriella Lima dos Santos
 Demais vereadoras: Brenda Lucio Massatoshi, Eduarda Stefani, Juliane Moura Alves Ferreira, Karen Rafaela Capucho Nascimento, Laís Abgail Matias Bulhões, Letícia Lauane da Silva Pinto, Rafaela Alves Machado da Silva e Vitoria Gonçalves Brizzi.
 A Sessão teve início com o presidente da Casa, que discursou brevemente aos alunos, assim como a diretora Águeda. Em seguida foram lidas 13 Indicações, 13 Requerimentos para Decisão do Plenário e oito Requerimentos de Informação. Por fim, foram apresentados três Projetos de Lei, sendo que um deles, que propunha a proibição da retirada de camiseta em locais públicos do município, mostrou como os alunos estavam envolvidos com o projeto.
 A “vereadora” Brenda Santos argumentou aos demais presentes que “se as mulheres não podem andar sem camisa na rua porque existe até lei que pode levá-las à prisão, então por que os homens podem andar sem camisa? Direitos iguais”. Outras “vereadoras”, discordando do que ouviram, usaram a tribuna para também expor seus argumentos. O projeto foi aprovado com 4 votos contrários.
 O projeto de proibição de queimadas das propriedades do município também foi aprovado. O terceiro projeto, que dispunha sobre a criação do evento “Semana da Literatura” na cidade de Cruzeiro, foi recusado, com 9 votos contra, após também ser muito discutido.
 Ao finalizar a Sessão, Diego Miranda (PSDB), se mostrou muito satisfeito e orgulhoso dos alunos: “nós tivemos apenas um ensaio ontem e hoje vocês comandaram muito bem toda a sessão”.
 Diego também se empolgou ao comparar a Sessão Simulada com as realizadas pelos vereadores da Câmara todas as segundas-feiras, refletindo que “se um projeto como esse da camiseta fosse aprovado pela Casa, com certeza passaria por muitos debates de visões diferentes sobre o assunto. Assim como foi calorosa a discussão de vocês, aconteceria aqui. Fico feliz em ver que vocês entenderam como nosso trabalho, sempre olhando aos munícipes, é tão delicado”.

Fonte: Polyana Gonçalves