advminpA Câmara Municipal de Cruzeiro realizou solenidade na quinta-feira (27/08) para a primeira entrega da Comenda “Dr. Márcio Thomaz Bastos”, instituída pelo Decreto Legislativo nº 521, de 9 de junho de 2015, proposto pelo presidente da Casa, Diego Miranda (PSDB).
O cruzeirense Márcio Thomaz Bastos, que dá nome à primeira comenda instituída no município, nasceu em julho de 1935 e morreu em São Paulo em novembro de 2014. Advogado criminalista com atuação em diversos casos de repercussão nacional e internacional, foi vereador em Cruzeiro de 1964 a 1969 e ministro da Justiça durante o primeiro mandato de Lula e três meses do segundo, entre 2003 e 2007.
A Comenda homenageia quatro advogados do município que foram selecionados por uma comissão por se destacarem no exercício da profissão. Nesta primeira entrega, foram agraciados o dr. Horácio de Souza Pinto, dr. Alexandre Soares Louzada, dr. Flávio Aurélio Maciel Sampaio e dr. José Pablo Cortes.
Representando a Casa Legislativa, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB), Antonio José Tavares (PTC), Carlos Alberto Ribeiro (PR), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR), Mário Roberto Notharangeli (PT), Sérgio Antonio dos Santos (PDT) e Thales Gabriel Fonseca (PCdoB). O vereador Charles Eduardo Fernandes (PDT) justificou sua ausência.
Além do presidente da Casa, a mesa da sessão foi composta pelo prefeito Rafic Zake Simão (PMDB), pelo comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar, capitão Cláudio Yuri, pelo juiz de Direto de Roseira Dr. Luiz Henrique Antico, pelo ex-vereador de Cruzeiro e atual procurador-chefe da Prefeitura de Lavrinhas, dr. Diógenes Gori Santiago, e pelo ex-presidente da Casa e atual presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cruzeiro, Breno Junqueira Santiago.
O dr. Diógenes representou na mesa a comissão que selecionou os homenageados, composta também pelos doutores Severino Biondi, Rafael Pereira, Jaime Ribeiro da Silva e Plínio Lage. A sessão contou ainda com a presença de diversas autoridades e da viúva do dr. Márcio Thomaz Bastos, Maria Leonor de Castro Bastos, além das irmãs, da filha e do sobrinho do ministro.
O decreto que criou a comenda foi lido pelo vereador Mário Notharangeli, e Thales Gabriel falou em nome da Câmara. Após a entrega das comendas e os agradecimentos dos homenageados, houve ainda a fala do prefeito Rafic Simão e uma homenagem à família do ministro feita pelo presidente Diego Miranda. O dr. José Diogo Bastos Neto, sobrinho do ministro, fez os agradecimentos em nome da família, e a ex-vereadora Aurora Mota abrilhantou a noite, fechando a solenidade com palavras de recordação. O mestre de cerimônias foi o jornalista Evando Machado.
Tendo deixado sua marca em Cruzeiro antes mesmo de entrar para a história do país, a memória do dr. Márcio trouxe muita emoção à solenidade, contagiando não somente os que receberam o título de comendadores.
Graduado pela Faculdade de Direito do Vale do Paraíba, de São José dos Campos (atual Univap), em 1963, o dr. Horácio de Souza Pinto iniciou sua carreira profissional trabalhando por cinco anos com o dr. Márcio Thomaz Bastos e hoje atua em Cruzeiro na área Cível. Foi procurador-chefe da Prefeitura Municipal de Cruzeiro durante o primeiro mandato do prefeito Hamilton Vieira Mendes e presidente da 47ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB de Cruzeiro), recebendo no ano de 1996, por votação dos colegas, o diploma de “Excelência Profissional”.
O dr. Alexandre Soares Louzada se formou em 2002 pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) e é pós-graduado em Direito Imobiliário. Tem experiência nas áreas Cível, Trabalhista, Tributária, Imobiliária, Criminal e Administrativa, e atualmente preside a OAB de Cruzeiro. Recebeu voto de aplauso desta Câmara Municipal por seu profissionalismo em 2010, quando atuava na Casa, e moção de aplauso da Câmara Municipal de Bananal, por colaborar para a celebração de convênio entre a prefeitura daquela cidade e o Tribunal Regional do Trabalho.
Formado há 52 anos pela Faculdade de Direito do Estado da Guanabara, na época conhecida como Faculdade do Catete, o dr. Flávio Aurélio Maciel Sampaio atua nas áreas de Direito Civil e Família. Dr. Flávio exerceu toda a sua carreira em Cruzeiro, tendo atendido clientes de todo o Vale do Paraíba e também da capital do Estado. Nunca atuou em órgãos públicos, mas, conectado com os acontecimentos citadinos, sempre acompanhou e se interessou pela vida da comunidade em todos os campos.
O dr. José Pablo Cortes esteve entre os formandos da primeira turma da Faculdade Salesiana de Direito de Lorena (hoje Centro Universitário Salesiano - Unisal), em 1990. Dr. Pablo, como prefere ser chamado, finalizou especialização em Direito Processual Civil em 1992, do Trabalho em 1995 e Civil em 2005. Presidiu a OAB de Cruzeiro de 2010 a 2012, atuando hoje em comissões da OAB-SP. Foi professor da graduação em Direito da Fatec de Cruzeiro e da graduação e três cursos de pós-graduação da Unisal de Lorena, destacando-se também em sua atuação acadêmica a publicação de artigos em revistas científicas e de um livro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC

advmesa