01 mesa0209pFoi realizada hoje (02/09), na Casa Legislativa, a 12ª Sessão Simulada do projeto Câmara Jovem com os alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Virgílio Antunes.

Representando a Câmara, esteve presente o presidente Diego Miranda (PSDB). Também compareceram o professor de história, Donizeti, e o de filosofia, José Carlos, além de Jonas Guimarães, que participou do projeto há dois anos.

Os estudantes que compuseram o plenário da Sessão Simulada foram:

Presidente: Luan Henrique da Silva

1º Secretário: Gabriel Felipe Divino da Cruz

2º Secretário: João Manoel Souza Moreira

Demais vereadores: Carlos Eduardo Pereira Onofre, Gabriel Aguiar, Gustavo de Oliveira, Julia Aparecida M. S. Floriano, Larissa Ribeiro Mendes, Nathan Robert Junqueira de Elias, Tainara C. S. Vargas, Leonardo Ribeiro Barbosa de Aguiar e Carlos Eduardo da Costa. Luan Aparecido Candido Gonçalves e Thayná Magalhães também foram eleitos vereadores da turma, mas não compareceram à Sessão.

A Sessão teve início com o presidente da Casa, que discursou brevemente aos alunos, assim como Jonas, que falou um pouco a respeito de como sua visão política se modificou para melhor após sua participação no Câmara Jovem.

Em seguida foram lidas 13 Indicações e oito Requerimentos para Decisão do Plenário, sendo que um, que tratava da liberação de recursos para construção de uma piscina natural no bairro Vila Batista Parte Baixa, foi negado por unanimidade e outro, a respeito da liberação de recursos para a construção de um espaço cultural no município, foi negado por 7 votos.

Foram ainda lidos ao todo 13 Requerimentos de Informação.

Por fim, foram apresentados dois Projetos de Lei, ambos a respeito do lixo na cidade. Um proibia de jogar lixo nas ruas e o outro dispunha sobre a obrigatoriedade da coleta seletiva. Os dois foram aprovados.

Ao finalizar a Sessão, Diego ressaltou um assunto muito comentado entre os “vereadores”, que foi a verba que segundo eles não está sendo investida corretamente no município. “Nós estamos trabalhando para que nesse ano alcancemos o número recorde já economizado pela Câmara e que em dezembro essa verba possa ser enviada à prefeitura e utilizada no nosso município”, finalizou Diego.

Fonte: Polyana Gonçalves

01 mesa0209