No dia 22/09 (terça-feira) foi realizada a segunda Audiência Pública sobre o plano de atendimento/vagas para as Unidades Escolares do Sistema Municipal de Ensino no ano de 2016, dedicada especialmente à discussão das alterações propostas para a Escola Professor Marcínio Pereira de Castro.

Representando a Câmara, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB), Antonio José Tavares (PTC), Charles Fernandes (PDT), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR), Mário Notharangeli (PT), Sergio Antonio dos Santos (PDT) e Thales Gabriel Fonseca (PCdoB).

Conforme justificativa enviada, o prefeito Rafic Zake Simao não pôde comparecer. Estiveram presentes o secretário de Educação, Joselito Francisco Lemes, o diretor de Educação da secretaria, Mário Costa, e Nicolas Branco Vieira, da Assessoria de Comunicação do Sistema Municipal de Ensino de Cruzeiro (SIMEC).

Como a proposta de reestruturação já havia sido apresentada na Audiência anterior, realizada em 17/09 (http://www.cmcruzeiro.sp.gov.br/portal/index.php?option=com_content&;view=article&id=2706:2015-09-22-18-06-27&catid=85:noticias&Itemid=2), nesta nova reunião o presidente da Câmara, Diego Miranda (PSDB) fez a abertura, o secretário Joselito Lemes fez apenas algumas considerações iniciais, e foi aberto o microfone para as falas da população presente.

Novamente, mães, pais, estudantes e membros da comunidade do bairro Jardim Paraíso, em que se localiza a escola Marcínio, falaram contra a alteração projetada para a escola que pelo plano passará a ter somente classes do Pré I ao 5º ano, deixando de atender os alunos do 6º ao 9º ano.

Nesta audiência houve também as falas das diretoras da escola Marcinio e da escola Professora Dalila Filgueiras Pinto, que expressaram seu apoio à proposta de reestruturação da Secretaria, além de explicações de representantes da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação sobre a atribuição de aulas e a educação especial.

Os vereadores mais uma vez se colocaram a favor do pleito dos pais e alunos da escola, de que se a alteração for implementada seja de maneira gradativa. Ao final, o secretário Joselito informou que o prefeito solicitou uma reunião com uma comissão de pais da escola, que ficou marcada para hoje (24/09) às 14h, e que posteriormente haverá uma reunião com todos os pais de estudantes da escola Marcinio para decidir o que será feito.

Todos os vereadores se comprometeram a comparecer também à reunião no gabinete do prefeito, e o presidente Diego Miranda (PSDB) solicitou que a Câmara seja informada sobre a marcação da reunião na escola, para que os vereadores também possam participar.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social – CMC