2015 10 01 santa-casa-audienciaDurante o mês de setembro, a Câmara Municipal de Cruzeiro realizou diversas ações no sentido de colaborar para que a Santa Casa de Cruzeiro supere a crise em que se encontra atualmente.

No dia 23, foi realizada Audiência Pública na Casa de Leis, em que foi apresentado como novo superintendente da Santa Casa o Dr. Orlando Freire de Faria Jr., e houve também a participação do provedor da entidade, José Ponciano, do vice-provedor José Antonio Cruz e do secretário de Saúde do Município, André Mauro Barbosa.

2015 10 01 vereadores-audienciaRepresentando a Câmara, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR) e Thales Gabriel Fonseca (PCdoB).

A Santa Casa apresentou o quadro atual de dificuldades financeiras, e a disposição em solucionar os problemas com prestações de contas para poder voltar a receber verbas estaduais. Diante da alteração na direção da entidade, os vereadores definiram formas de colaborar para a melhoria da situação do hospital.

2015 10 01 reuniao-24-setembro

Dentre as ações em favor da Santa Casa, os vereadores Charles Fernandes (PDT), Diego Miranda (PSDB) e Sergio Antonio dos Santos (PDT) compareceram à reunião realizada no dia 24 na prefeitura com os deputados Padre Afonso Lobato (PV) e Davi Zaia (PPS).

Na oportunidade, o presidente Diego Miranda (PSDB) anunciou que os setores jurídico e financeiro da Câmara realizaram os cálculos do que foi economizado no primeiro semestre e das despesas a serem realizadas até o final do ano, e definiram a devolução de R$ 50 mil à prefeitura, para que possa repassar à Santa Casa. A devolução foi realizada ontem (30/09), já que a legislação define que seja feita no último dia do mês.

2015 10 01 cheque-camara
2015 10 01 oficio-prefeitura
clique nas imagens para ampliar

No dia 28, os vereadores Diego Miranda (PSDB), Juarez Juvêncio (PSB) e Thales Gabriel (PCdoB) também acompanharam o prefeito Rafic Zake Simão (PMDB) a São Paulo, para reforçar o pedido de que a Santa Casa volte a receber verbas estaduais, e seja incluída nos programas “Santa Casa SUStentável” e “Pró Santa Casa”, da Secretaria Estadual de Saúde.

A Santa Casa se comprometeu a implementar algumas contrapartidas, que a Câmara pretende acompanhar de perto. Serão realizadas novas Audiências Públicas na Casa para debater o que for necessário sobre os desdobramentos da situação da entidade.

A próxima será hoje às 18h. Participe!