2015 10 22 ver-sergio-antonio dep-marcio-alvino

Reforma do distrito de Luis Carlos e implementação do trecho ferroviário foram custeadas em parceria com o Ministério dos Transportes

Na última sexta-feira (16/10), representando a Câmara Municipal de Cruzeiro-SP, o vereador Sergio Antonio dos Santos (PDT) prestigiou a inauguração da estação Luis Carlos em Guararema-SP, em que começa a operar o passeio turístico de trem a partir desta semana.

Estiveram presentes à inauguração o ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, os deputados das Frentes Parlamentares de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário da Câmara dos Deputados federal, Márcio Alvino (PR), e da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, André do Prado (PR), e o prefeito de Gararema, Adriano Toledo Leite (PSDB).

Também compareceram diversas autoridades de todo o estado de São Paulo e deputados federais de outros estados, além do diretor da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), Bruno Sanches, e do diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Luiz Bastos.

2015 10 22 distrito-luis-carlosAnfitrião da cerimônia, o prefeito Adriano Toledo destacou a importância do passeio e da restauração da estação ferroviária. “Estamos resgatando nosso passado, consolidando nosso presente e projetando nosso futuro. E vamos fazer isso apresentando nosso patrimônio para os alunos. Os estudantes poderão fazer esse passeio gratuitamente e terão um espaço aqui para atividades culturais e educativas", explicou.

O deputado Marcio Alvino, que foi prefeito de Gararema, expressou que foi um dia histórico para a cidade. “É um projeto pelo qual lutamos muito e agora conseguimos concretizar essa conquista para a nossa população”, destacou o deputado federal.

2015 10 22 trem-guararemaO passeio turístico, que será realizado nos finais de semana e feriados entre a estação recém inaugurada e a que fica no centro de Guararema, irá operar com a maior locomotiva movida a vapor em operação no país, a Maria-Fumaça 353, recentemente restaurada. Conhecida como “Velha Senhora”, a locomotiva conta com três carros de passageiros da década de 1930 que comportam, ao todo, 150 passageiros.

O projeto de restauração envolveu a Prefeitura de Guararema, órgãos públicos federais, iniciativa privada e a ABPF. Em seu pronunciamento, o ministro Antonio Carlos Rodrigues destacou que em 2003 o Governo Federal criou o Plano de Revitalização das Ferrovias, que tinha entre os seus objetivos resgatar o transporte ferroviário de passageiros, e a partir de então, foram criadas as condições para o funcionamento de trens turísticos.

Desde 2004, a ANTT já autorizou a implantação de 24 trens turísticos em oito estados (MG, RS, SC, PR, MS, SP, ES e RJ). Atualmente, 14 estão em operação em cinco estados (MG, RS, SC, SP e ES). Para o ministro Antonio Carlos, “projetos como este, em outros países, atraem muitos turistas, por isso é de grande importância a sua implantação em outros locais”.

Tendo em vista a disposição do ministério em implementar outros projetos semelhantes, o vereador Sergio Antonio voltou de Guararema confiante de que em breve poderão ser retomados os trabalhos para recuperação do leito férreo em Cruzeiro. Segundo o vereador, “o ministro despachou com a prefeita Ana Karin (PRB) e disse que após a inauguração do trem de Guararema ele cuidaria com atenção do nosso pleito”.

Sergio Antonio explica ainda que havia uma dívida do município de Cruzeiro com o Ministério do Turismo, mas após a confissão da dívida, que deve ser paga a partir de maio do ano que vem, houve a liberação para que seja firmado convênio com o Ministério dos Transportes. O vereador já realizou pedido de dormentes para a MRS Logística, e solicitou também a realização de nova audiência pública na Casa de Leis para dar continuidade à questão da implementação do trem turístico em Cruzeiro.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC