2015 10 27 camara-jovemOntem (27/10), as alunas da escola Humberto Turner, do bairro Itagaçaba, realizaram a 13ª edição do projeto Câmara Jovem, desenvolvido pelo presidente da Câmara Diego Miranda (PSDB). Os professores Alexandre, Flaviano, Elcio, Fátima, Luciene, Anete, Silvania, Marli, Monique, Rafael, as coordenadoras Ana Maria e Edilene, a coordenadora pedagógica Nelma e o vice diretor Rony estiveram presentes, além da diretora da escola, Eliana Maria da Silva, e do Secretário de Educação Mário Costa.

As estudantes que compuseram o plenário da Sessão Simulada foram:

Presidente: Victoria Generoso
1ª Secretária: Amanda Florenttino
2ª Secretária: Jeniffer Santos
Demais vereadoras: Andrelayne Vieira, Gabriela Mariano, Gabriela Elizei, Isabele Ferreira, Joyce Santos, Maressa Monteiro, Sarah Carvalho e Vitoria Adriano.

A Sessão foi aberta pelo presidente Diego Miranda, que ressaltou a presença do corpo docente e mesa diretora da escola, contou à platéia como funcionava o projeto e explicou que a Sessão que as meninas apresentariam seria exatamente como as realizadas na Câmara todas as segundas-feiras.

Depois, o Secretário de Educação Mário Costa também deixou algumas palavras às meninas e, animado com o projeto, disse que para 2016 têm planos de abri-lo para as escolas municipais. Por fim, a diretora Eliane agradeceu pela presença de tantos alunos que se dispuseram a assistir à Sessão e mostrou-se muito feliz com todas as etapas pelas quais as “vereadoras” passaram.

Ao todo, foram apresentados onze Requerimentos de Informação, sendo que um foi rejeitado por cinco votos contrários, e dez Requerimentos para Decisão do Plenário. Os Projetos de Lei foram ao todo oito, e as alunas mostraram grande interesse pela saúde dos adolescentes, propondo mais palestras de conscientização sobre o uso de drogas e sobre DST’s, preocupação com idosos e crianças carentes na cidade e pediram mais investimento para eventos culturais. Todos os projetos foram aprovados.

Diego Miranda finalizou a Sessão agradecendo às meninas por terem vencido seus medos e ido até o fim. Ele também se lembrou de quando tiveram o primeiro contato na escola, no dia da palestra a todos os alunos no auditório. A primeira pergunta foi quem odiava política, e a resposta foi unânime, porém, ao passarem por capacitações, todas tiveram a chance de entender do que se trata o legislativo e como ele atua no município.

Vereadoras por uma manhã, todas apresentaram bons argumentos ao defender seus projetos e encerraram a 13ª edição com sentimento de dever cumprido.

Fonte: Polyana Gonçalves