2015 10 29 santa casa cruzeiroDurante o mês de outubro, foram realizadas na Casa de Leis três Audiências Públicas referentes à Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro.

No dia 1º, estiveram presentes o então prefeito Rafic Zake Simao (PMDB), o então secretário de saúde André Mauro Barbosa, o ex-superintendente da Santa Casa, dr. Orlando Junior, e a diretora do Departamento Regional de Saúde XVII, Maristela de Paula Santos, além dos secretários de Saúde de Queluz, Lavrinhas, Areias e São José do Barreiro, e de outros representantes de instituições da área de saúde de Cruzeiro e região.

Representando a Câmara, compareceram o presidente Diego Miranda (PSDB), o vice-presidente Charles Fernandes (PDT), o primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (PCdoB), e os vereadores Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR), Mário Notharangeli (PT) e Juarez Juvêncio dos Santos (PSB).

A Audiência que ocorreria no dia 8 foi suspensa, pois a administração municipal havia acabado de ser alterada, e no dia 15 ocorreu nova Audiência, encabeçada pelo vereador Antonio Carlos Marciano (PTB), como presidente da Comissão de Saúde, com a presença do presidente da Câmara, Diego Miranda (PSDB), do primeiro-secretário Thales Gabriel (PCdoB), e dos vereadores Carlos Alberto Ribeiro (PR), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR) e Sergio Antonio dos Santos (PDT).

Representando a administração municipal e a Santa Casa, compareceram o secretário interino de Saúde, Luiz Horta, o interventor da Santa Casa, Rodrigo Araújo, e o secretário de finanças, Gabriel Diego de Almeida.

No dia 21, houve nova Audiência presidida pelo vereador Antonio Carlos Marciano (PTB), em que também estiveram presentes o vice-presidente Charles Fernandes (PDT) e o vereador Sergio Antonio dos Santos (PDT).

Durante as três audiências, a população presente pôde se expressar, e houve apontamentos no sentido de resolver a situação da Santa Casa de Cruzeiro, que acumula uma dívida de cerca de R$ 22 milhões, além do atraso no repasse da prefeitura referente ao Pronto Socorro, e de verbas retidas pelo governo estadual.

Já foi acertada a liberação das verbas estaduais, e estão em curso diversas ações de arrecadação de recursos para a instituição. Está sendo realizada auditoria dos contratos da Santa Casa, e uma empresa se voluntariou para formular um site em que serão publicadas as entradas de recursos e sua utilização, para garantir transparência ao uso feito pela entidade do dinheiro público e do dinheiro arrecadado.

Esta semana não haverá Audiência Pública, mas a partir da semana que vem devem ser retomadas as discussões semanais sobre a situação da Santa Casa. Acompanhe a divulgação das próximas reuniões no site e na fanpage da Câmara no Facebook, e participe!

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC