O presidente da casa Legislativa de Cruzeiro, Diego Miranda (PSDB), e o vereador Thales Gabriel Fonseca (PCdoB) estiveram presentes no Rio de Janeiro na primeira quinzena de novembro, quando comparecerem às Sedes da Cruz Vermelha e do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Na Cruz Vermelha, foram recebidos pela presidente nacional da entidade, Rosely Sampaio, e sua equipe técnica. No encontro não foi decidido se a Organização não governamental assumiria a Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro, porém, uma visita na semana seguinte foi prometida.

Na manhã de segunda-feira (16/11), Renan de Souza e Marcus Amorim, representantes da Cruz Vermelha, compareceram à Santa Casa de Cruzeiro e levantaram todas as informações para apresentar, dentro de 15 dias, um Estudo de Viabilidade para que seja decidido se poderão assumir o local.

A Cruz Vermelha é conhecida internacionalmente e formada por voluntários que buscam realizar ações humanitárias. O interesse do legislativo ao buscar esta organização surgiu após a Santa Casa ser fechada. A contratação de uma OS (Organização Social) já foi realizada, porém ela ainda não havia se apresentado à Câmara, o que explica a busca dos vereadores por uma segunda ajuda.

O objetivo da Cruz Vermelha não é simplesmente gerir a Santa Casa, mas criar uma Sede no município de Cruzeiro que promoverá cursos na área de assistência social, como o de prevenção de diabetes e o de combate à tuberculose. A instituição é conhecida por atender vítimas de desastres, a exemplo do recente caso de Mariana-MG, e esta nova Sede será custeada pela própria entidade, sem qualquer custo para o poder público do município.

No mesmo dia os vereadores compareceram a uma reunião na Sede do BNDES, juntamente com o interventor da Santa Casa, Rodrigo Araújo, em que foram recebidos pelo diretor-geral José Henrique Paim.

Na última Sessão Ordinária, realizada na Casa Legislativa na segunda-feira (16/11), Diego Miranda relatou que a resposta do diretor da Sede do BNDES do Rio de Janeiro foi: “Abram a Santa Casa, a deixem recebendo recursos, a deixem em plena atividade, que nós vamos resolver o que ficou para trás”. Segundo o presidente da Casa, o BNDES vai ajudar a cidade de Cruzeiro.

Fonte: Polyana Gonçalves