Após as sessões, vereadores se reuniram com Atendentes de Creche para falar sobre a retificação da nomenclatura do cargo para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI)

Na sexta-feira (27/11), a Câmara Municipal de Cruzeiro realizarou em sequência a 5ª e a 6ª Sessões Extraordinárias, em que foram votados em primeira e segunda discussão três Projetos de Lei (PLs), todos de autoria do Poder Executivo, que alteram dotações orçamentárias previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2015.

O PL nº 1592/2015 autoriza a administração municipal a direcionar R$1,4 milhões para a construção de uma escola municipal no bairro do Itagaçaba, antiga reivindicação dos moradores.

Já o PL nº 1598/2015, autoriza o remanejamento de recursos do orçamento para que sejam realizados pagamentos salariais, entre eles o 13º salário de servidores municipais.

Quanto ao PL nº 1597/2015, fica o Executivo autorizado a utilizar verbas de convênio federal na modernização das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) municipais, exclusivamente por meio da aquisição de equipamentos.

Após as sessões extraordinárias, o presidente Diego Miranda (PSDB) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB), Carlos Alberto Ribeiro (PR), Sergio Antonio dos Santos (PDT) e Thales Gabriel Fonseca (PCdoB) se reuniram com o secretário de Saúde, Mário Costa, e representantes das Atendentes de Creche do município.

A representante escolhida pelas atendentes, Alessandra Nadia do Carmo Marques, expressou a reivindicação de que, como já exercem na prática a função de Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), seja retificada a nomenclatura do cargo, para que todas tenham os direitos contemplados apenas pelo cargo de ADI.

O secretário Mário Costa informou que o assunto já foi discutido pela Secretaria e também com a procuradoria do município, e se comprometeu a enviar à Câmara um Projeto Lei ainda este ano que faça a adequação, para que entre em vigor já no início de 2016.

Questões de carga horária e outras especificidades do cargo serão discutidas mais a fundo quando for realizada a reformulação do Estatuto do Magistério, prevista para o ano que vem.