Ontem (07/01), foi realizada na Casa de Leis uma Audiência Pública referente à “Segurança da População na Praça do Santo Cruzeiro” (Praça João XXIII, no bairro Jardim América).

Representando a Câmara, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB), o primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (PCdoB) e os vereadores Mário Notharangeli (PT) e Sergio Antonio dos Santos (PDT).

O executivo municipal foi representado pelo chefe de gabinete Claudinei Soares, além do secretário de Governo José Rogério Martins. Também participaram o diretor do Departamento de Trânsito, Benedito Rodrigues, o chefe da Guarda Civil Municipal (GCM), Norberto Curvello, o tenente Rafael Casella, que exerce atualmente o comando da 4ª Cia. da Polícia Militar (PM), e o sargento Israel Rocha de Souza.

Após a abertura realizada pelo presidente Diego Miranda (PSDB), o vereador Thales Gabriel (PCdoB) informou que estão sendo buscadas soluções junto à PM e à GCM para os problemas de segurança enfrentados na região. O vereador Sergio Antonio (PDT) também expressou a preocupação com a segurança no local, que possui importância histórica, cultural e turística.

Aberta a fala aos munícipes presentes, falaram inicialmente o ex-vereador Antonio Carlos Marciano e o senhor Eddie Van Tilburg, apresentando a situação e as propostas dos moradores da região, e houve também as falas dos senhores Carlos, Rogério e Edson.

O mesmo tema já havia sido abordado em uma Audiência Pública há cerca de um ano, e todos expressaram que à época houve melhora na segurança na região da praça do Santo Cruzeiro, mas que, após a diminuição da frequência no patrulhamento da GCM e da PM no local, o tráfico e uso de entorpecentes e o grande número de veículos barulhentos e com música alta voltaram a incomodar os moradores.

Foi enfatizada a necessidade da presença da Delegacia de Entorpecentes (Polícia Civil), que não pôde comparecer à Audiência. Quanto às propostas feitas pelos moradores, estão a instalação de câmera de segurança na praça, o controle de quem acessa a região, por meio de guarita em que possa ser feita a anotação das placas de veículos, maior punição aos que estacionam veículos nos locais proibidos, instalação de lombadas e o aumento da frequência nas patrulhas da GCM e da PM no local, com participação também de policiais femininas.

O secretário de Governo, José Rogério Martins, apresentou a disposição da prefeitura municipal em solucionar os problemas da região, propondo a realização de mais comandos de trânsito, e se dispondo a estudar a instalação de lombadas. Quanto às câmeras, José Rogério informou que a prefeita Ana Karin Dias de Almeida (PRB) acertou parceria com o governo do Estado, que foi explicada pelo comandante da GCM, Norberto Curvello.

Como explicado por Norberto, o convênio para instalação de novas câmeras de segurança na cidade de Cruzeiro será assinado como parte de um programa do governo estadual, em que não há empecilho pela falta de CND (Certidão Negativa de Débitos) do município, que impede o recebimento de alguns tipos de recursos. O vereador Mário Notharangeli (PT) havia questionado se não existiria este obstáculo.

O comandante da GCM se comprometeu ainda com a intensificação do patrulhamento na região do Santo Cruzeiro, mas enfatizou que o efetivo da guarda, que já foi de 180, conta hoje apenas com 54 agentes, o que dificulta o trabalho. Benedito Rodrigues, diretor do Departamento de Trânsito, também destacou que o departamento, que já teve 25 agentes, conta hoje com apenas nove. Os representantes da prefeitura informaram que está prevista a realização de concurso público para aumento destes efetivos.

Para o tenente Rafael Casella, o número de agentes da PM no município é suficiente, e os dados de apreensões de veículos e entorpecentes na região mostram que o trabalho da polícia vem sendo feito, porém em alguns casos o atendimento pode não ser imediato, se houver ocorrências prioritárias, que atentem contra patrimônio ou vida. O tenente, que está respondendo pelo comando da 4ª Cia. da PM na ausência do capitão Cláudio Yuri, lembrou ainda da importância da colaboração dos moradores, pois para ocorrências como a de som alto perturbando o sossego é imprescindível o acompanhamento de testemunha.

O chefe de gabinete da prefeitura, Claudinei Soares, reafirmou a predisposição da administração municipal em solucionar a questão da segurança na região, enfatizando também a importância de divulgar que o local terá mais monitoramento, para coibir a ação de contraventores.

Também foi cobrada melhor iluminação nas escadarias do Santo Cruzeiro, e o secretário de Governo José Rogério se comprometeu a verificar a possibilidade da instalação de lâmpadas no local. Além da prioridade à praça quando da instalação das câmeras viabilizadas pelo convênio com o Estado, ficaram firmados os compromissos de estudar a implementação de lombadas, intensificar a fiscalização dos veículos que cometem irregularidades no local e de possibilitar que a GCM e a PM acessem dados de câmeras particulares na região.

Estas são medidas a serem aplicadas em médio prazo, mas tanto a GCM quanto a PM já se comprometeram com o aumento imediato na frequência de patrulhamentos na região. Foi ainda enfatizada a necessidade de um planejamento, com definição de metas, que reúna os órgãos presentes à audiência e também a Polícia Civil.

Nas falas finais, o vereador Mário Notharangeli (PT) expressou preocupação com a quantidade de policiais na cidade, que acredita que precisa aumentar, e o vereador Sergio Antonio dos Santos (PDT), que atua na Delegacia da Mulher, enfatizou novamente que teria sido importante a representação da Delegacia de Entorpecentes na discussão. O presidente Diego Miranda (PSDB) agradeceu a presença e contribuição de todos, e encerrou a Audiência.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC