A Audiência Pública sobre o Teatro Capitólio, que estava marcada para o dia 18/02, foi transformada em uma reunião, já que não havia munícipes presentes.
Participaram, representando o legislativo, os vereadores Antonio Carlos Marciano (PTB) e Thales Gabriel Fonseca (PCdoB). O poder executivo foi representado pelo secretário de Obras e de Finanças, Gabriel Diego de Almeida e pelo secretário de Relações Institucionais (que responde também pela área de Cultura), Marcelo Marcondes Carvalho, além do funcionário Marcos Paulo. A ex-secretária de Obras Cristina Maria Biondi também participou da reunião.
O secretário Gabriel relatou o histórico de obras de reforma no Teatro, a partir de 2008:

Ano Fonte de recurso Valor orçado (R$) Empresa contratada Dados físicos da obra Situação atual
2008 Convênio com o Ministério do Turismo 127.540,82 Libano Serviços de Limpeza Urbana, Const. Civil Ltda. Recuperação do telhado, do palco e de esquadrias; serviços de pintura Obra concluída
2009 Convênio com a Secretaria de Estado da Cultura

152.000,00

(dos quais a secretaria só chegou a liberar efetivamente duas parcelas, totalizando R$ 29 mil)

Ipen Enga Construções Ltda. Demolição e recolocação de forro; remoção e recolocação de piso no Hall de acesso, banheiros e frisa intermediária; raspagem/calefação e aplicação de sinteco em pisos de madeira; revestimento de banheiros; serviços de instalação elétrica

Obra paralisada sem conclusão

Faltando colocação de forro, testeira e rejunte, assentamento de piso, raspagem/calefação e aplicação de sinteco no piso de madeira, pintura do forro, instalação elétrica, pintura de forro de gesso e limpeza geral

Recursos próprios da prefeitura 39.000,00
2015 Recursos próprios da prefeitura 187.019,36 R. Nhoncanse Junior ME Execução dos serviços restantes do contrato anterior, com inclusão de outros serviços que se fizeram necessários, como colocação de folhas de portas e de louças e peças nos sanitários, troca do piso do auditório, recuperação das poltronas, pintura da fachada, recuperação do quadro de energia, substituição de vidros quebrados e de portas atacadas por cupim, retirada de revestimentos de cortiça comprometidos pela umidade, recuperação de parede, panos e revestimentos deteriorados por infiltrações e instalação de sistema de prevenção a incêndios Obra paralisada com 30% executado

Ainda segundo o secretário, está sendo feito o levantamento para verificar o que efetivamente já foi realizado na obra iniciada em 2015, e a ideia da prefeitura é dar continuidade à obra de forma parcelada, à medida em que puderem ser disponibilizados recursos.

O secretário Marcelo citou o sentimento de perda da população ao não poder utilizar o teatro municipal, e sugeriu a criação de um Conselho Municipal específico para o teatro, para que após a finalização da reforma possa ser mantido um controle.

Para a ex-secretária Cristina, a obra do ano passado iniciou reformas desnecessárias, o que pode atrasar ainda mais a finalização. Segundo ela, na época em que era secretária, faltava apenas a substituição e pintura do forro da nave central do Teatro, que não foi feita porque artistas ligados às artes cênicas informaram que seria necessária também a climatização, que demandaria mais recursos.

Cristina citou ainda que à época um engenheiro da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG-UNESP) apresentou um projeto de instalação elétrica que contempla a climatização, e este projeto pode ser recuperado pela prefeitura para ser colocado em prática.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC