No dia 25/02, foi realizada, na Câmara Municipal, a Audiência Pública de Prestação de Contas da ESC (Escola Superior de Cruzeiro).

Representando a Casa, estiveram presentes os vereadores Sérgio Antônio dos Santos (PDT), Thales Gabriel Fonseca (PCdoB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR), Antônio Carlos Marciano (PTB) e Juarez Juvêncio dos Santos (PSB).

Os representantes da escola que compareceram à audiência foram o diretor João Bosco e a assessora de finanças Tatiane. Também compareceram o procurador jurídico do município, dr. Magno, o secretário de finanças Gabriel e os assessores Felipe, Adelaide e Isaac.

O diretor João Bosco iniciou sua fala se desculpando aos presentes por ter remarcado a audiência por três vezes. Em seguida, enfatizou que atualmente todos os cursos da faculdade estão regularizados no Conselho Estadual de Educação, e que as questões pedagógicas estão sendo sanadas, enquanto as administrativas necessitam de verba. Segundo ele, ESC é uma das faculdades mais baratas do país.

Clique para ampliarQuando a palavra foi passada a Tatiane, assessora de finanças, ela apresentou o Balanço Orçamentário da Instituição, que teve de receita arrecadada R$ 3.264.672,31 e de despesa líquida R$ 3.915.485,44, o que gerou um déficit orçamentário de R$ 650.813,13.

Outro ponto discutido foi o término das bolsas, que gerou o questionamento quanto à possibilidade de desistência de alunos. O vereador Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), assim como os munícipes Irani Ribeiro e Isaias Carvalho Chagas, se mostraram preocupados com o tema. Eles tiveram como resposta de Tatiane que, mesmo o município estando com dificuldades, o número de matrículas ativas esse ano é de 891 e poucos alunos não puderam continuar nos cursos.

João Bosco disse que o propósito é recuperar a credibilidade da ESC, e para isso “é necessária boa vontade da Prefeitura, da Câmara e da própria faculdade”.

Os vereadores Thales Gabriel Fonseca (PCdoB) e Marco Aurélio Siqueira da Rocha (PR) levantaram a discussão sobre os gastos muito altos com professores mestres que não são da região, e até que ponto compensa à faculdade manter o curso de pedagogia, já que a turma ingressante desse ano possui apenas 10 alunos. A resposta foi de que na verdade esses professores deveriam receber mais do que realmente são pagos, já que o valor atual é de R$ 21 por aula. E quanto ao curso, acreditam que esse seja o último ano de pedagogia por falta de procura no município.

A Audiência foi encerrada com os vereadores Antônio Carlos Marciano (PTB) e Sérgio Antônio dos Santos (PDT) elogiando a nova administração da ESC e lembrando que essa foi a primeira vez que o atual mandato recebe a prestação de contas da faculdade. O encontro foi classificado como “uma reunião histórica”.

Fonte: Polyana Gonçalves / Comunicação CMC

O áudio da Audiência Pública está disponível para download neste link.