2016 04 15 sessao solene mulher cidada mesa foto felipe queiroz div cmcNo dia 30/03, a Casa de Leis realizou Sessão Solene, conforme os termos do Decreto Legislativo nº 433, de 17 de março de 2009, em que foi entregue o Diploma Mulher Cidadã, em homenagem a cinco mulheres que se destacaram junto à comunidade cruzeirense, por meio de sua participação profissional, ações voluntárias e cidadania e serviços prestados.

A cerimônia foi conduzida pela Coordenadora de Comunicação Social da Câmara, Ana Laura Azevedo, e presidida pelo presidente da Casa, Diego Miranda (PSDB).

Também compuseram a mesa da solenidade o professor Antônio Carlos de Oliveira, representando a Comissão de Seleção do Diploma, a secretária de Desenvolvimento Social Cláudia Silva Pascoal, que representou a prefeita Ana Karin de Almeida (PRB), a presidente do Rotary Clube Cruzeiro Mantiqueira, Anita Elizei, e a presidente estadual do PMB-Mulher, ex-deputada Patrícia Lima.

2016 04 15 sessao solene mulher cidada vereadores02 foto felipe queiroz div cmc 
2016 04 15 sessao solene mulher cidada vereadores01 foto felipe queiroz div cmc 

O Legislativo também foi representado pelo primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD), segundo-secretário Antonio Tavares (PMB) e vereadores Antonio Carlos Marciano (PROS), Carlos Alberto Ribeiro (DEM), Charles Fernandes (PR), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), Mário Notharangeli (SD) e Sergio Antonio dos Santos (PRB).

Além do professor Antonio Carlos de Oliveira, a Comissão que selecionou as homenageadas, a partir de indicações dos vereadores, foi composta pelo senhor José Roberto da Costa, pela senhora Maria Divina Guimarães, que recebeu este mesmo diploma em 2011, e pela senhora Dayse Giuponni Mendes.

Ao iniciar a sessão, o presidente Diego Miranda pediu ao vereador Carlos Alberto Ribeiro que realizasse a leitura do Decreto que originou o diploma.

HOMENAGEADAS

  2016 04 15 sessao solene mulher cidada diploma martha foto felipe queiroz div cmc
 2016 04 15 sessao solene mulher cidada ver marco aurelio foto felipe queiroz div cmc  2016 04 14 sessao solene mulher cidada martha foto felipe queiroz div cmc

Em seguida, iniciaram-se as entregas do Diploma, começando pela senhora Martha Moreira da Silva, vice-presidente e coordenadora do bazar do Asilo São Vicente de Paulo, que também é voluntária no Lar das Crianças São Vicente de Paulo, participando ainda de dois Conselhos da Sociedade de São Vicente de Paulo em Cruzeiro, além do Conselho Fiscal do Educandário São Vicente de Paulo.

O vereador Marco Aurelio Siqueira da Rocha homenageou dona Martha em nome da Câmara, lembrando sua trajetória, desde o nascimento em Itamonte-MG em 1935, chegando ao trabalho desenvolvido há 40 anos em prol do Asilo São Vicente de Paulo, instituição sem fins lucrativos que oferece abrigo a idosos carentes.

Em seus agradecimentos, Martha Moreira agradeceu aos vereadores, e a todos os que colaboraram para que ela estivesse recebendo esta homenagem, além da Sociedade São Vicente de Paulo.

 2016 04 15 sessao solene mulher cidada diploma pastora sandra foto felipe queiroz div cmc 
 2016 04 15 sessao solene mulher cidada ver sergio antonio foto felipe queiroz div cmc  2016 04 14 sessao solene mulher cidada pastora sandra foto felipe queiroz div cmc

O Diploma seguinte foi entregue à pastora Sandra Pinto, nascida na cidade de Itatiaia-RJ, e que vive desde os 17 anos de idade em Cruzeiro, onde atuou profissionalmente como vendedora, bancária, e secretária, e atualmente exerce o cargo de evangelista da Igreja Batista Renovada Monte Gerizim e de presidente da Associação Nacional de Esposas de Ministros do Estado de São Paulo (ANEM-SP), além de ser proprietária de uma livraria.

Quem homenageou a pastora Sandra em nome da Casa de Leis foi o vereador Sergio Antonio dos Santos, que fez referência ao poema Bíblico do Livro de Provérbios, atribuindo à pastora Sandra as qualidades da mulher ideal preconizada no texto, como esforço, não indolência, força, respeito, generosidade, e acima de tudo temor a Deus. Sergio Antonio finalizou parabenizando a pastora, a quem se referiu como “anjo bom de Cruzeiro”.

Também remetendo à Bíblia, a pastora Sandra citou o Livro de Colossenses, em uma passagem que recomenda que “tudo o que vier às suas mãos para fazer, faça de todo o seu coração, como para o Senhor”. Para a pastora, é importante ter toda a dedicação em tudo o que se faças, mesmo que nem sempre o reconhecimento virá dos homens, pois “a recompensa será eterna”.

  2016 04 15 sessao solene mulher cidada diploma marina foto felipe queiroz div cmc
 2016 04 15 sessao solene mulher cidada ver thales gabriel foto felipe queiroz div cmc  2016 04 14 sessao solene mulher cidada marina foto felipe queiroz div cmc
2016 04 14 sessao solene mulher cidada carla marina foto felipe queiroz div cmc

A homenagem seguinte foi feita à senhora Marina Coelho, professora aposentada nascida em 1929, que atuou como voluntária no Educandário São Vicente de Paulo, entidade que também presidiu.

O vereador Thales Gabriel Fonseca homenageou dona Marina em nome da Câmara Municipal, remetendo à história de dedicação à educação e alfabetização de crianças e adultos, além de suas ações sociais no Educandário, e lembrando também a bela família que ela construiu juntamente com seu marido, o radialista Antonio Carlos Coelho (falecido em 2014): três filhos, nove netos e cinco bisnetos.

Com muita emoção, dona Marina expressou sua gratidão por ser homenageada, e remeteu também à memória de seu marido, Carlos Coelho. Em seguida, passou a palavra para uma de suas netas, Carla Marina, que definiu como extremamente fácil e gloriosa a tarefa de representar a avó, dizendo que ela é o verdadeiro apoio da família toda, e falando da fortaleza que se esconde atrás da aparência frágil e singela de dona Marina, uma verdadeira referência de bondade, caridade e amor.

 2016 04 15 sessao solene mulher cidada diploma jessiane foto felipe queiroz div cmc 
 2016 04 15 sessao solene mulher cidada ver charles foto felipe queiroz div cmc  2016 04 14 sessao solene mulher cidada jessiane foto felipe queiroz div cmc

O Diploma Mulher Cidadã 2016 também foi entregue à professora de Educação Física Jessiane Leite Rosa, conhecida como Milú, que realiza um trabalho voluntário de treinamento de hóquei com crianças do município.

Charles Fernandes foi o vereador que representou a Casa na homenagem à professora Milú, contando como se iniciou o contato dela com o hóquei e relatando o trabalho iniciado em 2012 em bairros de Cruzeiro, e que se fortaleceu em 2015 em instituições e escolas do município.

Jessiane se expressou muito feliz e agradeceu a indicação e escolha de seu nome, falando também do carinho que tem pelas crianças com as quais desenvolve o trabalho de hóquei sobre grama, e agradecendo o apoio que tem da Confederação da modalidade e de parceiros na cidade. Milú enfatizou ainda o quanto o esporte pode ser transformador na vida dos atletas.

  2016 04 15 sessao solene mulher cidada diploma delegada sandra foto felipe queiroz div cmc
 2016 04 15 sessao solene mulher cidada ver diego foto felipe queiroz div cmc  2016 04 14 sessao solene mulher cidada delegada sandra foto felipe queiroz div cmc

E a última a receber o Diploma Mulher Cidadã 2016 foi a Delegada Seccional de Cruzeiro, dra. Sandra Maria Pinto Vergal.

O presidente Diego Miranda fez a homenagem à dra. Sandra, em nome da Câmara, descrevendo a trajetória desta cachoeirense, que foi a primeira delegada de polícia do Vale do Paraíba, e desde 1983 atuou em Silveiras, São José do Barreiro, Piquete, Lorena, Guaratinguetá, Taubaté e Cruzeiro. O vereador colocou também a Casa Legislativa à disposição para colaborar na expansão dos trabalhos em relação à segurança no município.

Após cumprimentar e agradecer aos membros da mesa e vereadores, a dra. Sandra remeteu a homenagem recebida ao trabalho dos policiais civis valorosos da cidade de Cruzeiro, agradecendo pelo trabalho de todos os seus colegas e dedicando a eles o Diploma recebido. Dra. Sandra exemplificou a eficiência da Polícia Civil cruzeirense com a informação que, em reunião realizada com o delegado-geral em São José dos Campos, apresentou um delegado de Cruzeiro como o que teve o maior índice de esclarecimento de homicídios neste ano.

FALAS DAS COMPONENTES DA MESA

 2016 04 15 sessao solene mulher cidada patricia lima foto felipe queiroz div cmc  2016 04 15 sessao solene mulher cidada claudia pascoal foto felipe queiroz div cmc
  2016 04 15 sessao solene mulher cidada foto felipe queiroz div cmc

A presidente estadual do PMB-Mulher, ex-deputada Patrícia Lima, expressou que se sentiu emocionada com as histórias das homenageadas, e remeteu ao “mês das mulheres”, relembrando a árdua jornada das mulheres que são mães, filhas, irmãs, com missões que incluem a organização da casa, além do trabalho diário em suas profissões. A ex-deputada falou também da importância da ampliação da participação política e social das mulheres, sem desmerecimento aos homens.

Representando a prefeita Ana Karin Dias de Almeida, a secretária de Desenvolvimento Social Cláudia Silva Pascoal também remeteu à jornada diária das mulheres, enfatizando que quem se dispõe pode fazer a diferença, independente da idade. Cláudia cumprimentou ainda todas as homenageadas, deixando um abraço a todas, em especial à dona Marina Coelho, pela importância que a prefeita Ana Karin remete ao seu falecido marido, o radialista Carlos Coelho.

Encerrado a Sessão, o presidente Diego Miranda agradeceu novamente a presença de todos e o trabalho dos funcionários e assessores da Câmara, além de elogiar a atuação de Cláudia Pascoal à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social e agradecer o trabalho da Comissão que selecionou as homenageadas.

 

Texto: Coordenadoria de Comunicação Social / CMC
Fotos: Felipe Queiroz / Divulgação CMC