No dia 01/04, a Câmara Municipal realizou Sessão Solene na Igreja Assembleia de Deus – Ministério do Belém, para entrega da Palma de Diamante à referida Igreja, bem como do Título de Cidadão Cruzeirense ao pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

O Legislativo foi representado pelo presidente Diego Miranda (PSDB), primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD), segundo-secretário Antônio Tavares (PMB) e vereadores Antonio Carlos Marciano (PROS), Carlos Alberto Ribeiro (DEM), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), Mário Notharangeli (SD) e Sérgio Antônio dos Santos (PRB).

A prefeita municipal, Ana Karin Dias de Almeida, foi representada pelo secretário de Relações Institucionais, Cultura e Esportes, Marcelo Marcondes. Além de diversos pastores da Igreja Assembleia de Deus de todo o estado, a Sessão contou também com a presença da deputada estadual Marta Costa, filha do pastor José Wellington.

2016 05 11 sessao solene 01 04 cidadao cruzeirenseApós o culto celebrado pelo pastor Isaac Strobel, o presidente Diego Miranda (PSDB) instalou o plenário da Câmara na Igreja, e iniciou a Sessão Solene. O Decreto Legislativo nº 530 (de 22/03/16), que concede o Título de Cidadão Cruzeirense ao pastor José Wellington Bezerra da Costa foi lido pelo primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD).

O vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM) homenageou o pastor José Wellington em nome da Casa Legislativa, remetendo à trajetória do pastor, nascido em São Luís do Curu-CE em 1934, ordenado pastor em São Paulo-SP em 1962 e que desde 1988 (com um intervalo somente entre 1993 e 1995) preside a CGADB, entidade com mais de 90 mil ministros filiados, sendo a que mais congrega igrejas da Assembleia de Deus no Brasil.

Em seus agradecimentos, o pastor José Wellington se expressou lisonjeado pela homenagem a ele, que se define como um homem simples, nascido em uma das menores cidades do Ceará e que foi muito bem acolhido na capital paulista, relatou com bom-humor alguns acontecimentos e falou ainda de seu acompanhamento da vida da Assembleia de Deus cruzeirense, e da solidez da Igreja diante de seus opositores, relatando perseguições sofridas pelos que se dispuseram a implantar a Assembleia de Deus no Brasil.

O pastor falou também do poder transformador da palavra de Deus, expressando que quem a semeia “colherá na eternidade uma bênção do céu”. Além disso, contou também que defende a participação de membros da Igreja nas instâncias políticas, mas sem misturar com a organização interna da congregação, sendo que hoje há grande quantidade de membros da Assembleia de Deus que são vereadores e deputados estaduais (como sua filha Marta), além de 27 deputados federais (entre eles seu filho Paulo).

José Wellington disse ainda que o título recebido em Cruzeiro fala mais alto ao seu coração do que outras honrarias recebidas, pelo carinho que tem pela Igreja instalada no município, que para ele tem demonstrado grande reciprocidade para com seus obreiros. Finalizando, agradeceu aos vereadores e funcionários da Câmara, e em particular ao pastor Isaac Strobel.

2016 05 11 sessao solene 01 04 palma diamanteEm seguida, o Decreto Legislativo nº 519 (de 26/05/15), que concede a Palma de Diamante à Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Ministério do Belém, pelos relevantes serviços sociais prestados ao município há mais de 75 anos, foi lido pelo vereador Carlos Alberto Ribeiro (DEM).

A homenagem da Câmara Municipal à Igreja foi feita pelo vereador Sérgio Antônio dos Santos (PRB), que relatou um pouco da história da Assembleia de Deus em Cruzeiro, organizada a partir de 1937 na Av. Jorge Tibiriçá, e que andou por diversos caminhos até chegar ao majestoso templo de hoje. Segundo o vereador, no município também houve perseguições, mas a Igreja foi vitoriosa, e não titubeou, contribuindo muito para o progresso da cidade, e edificando diversas congregações aqui e na região, além de importantes projetos sociais. Sérgio Antônio reverenciou ainda a atuação do pastor Isaac Strobel, que está à frente da Igreja desde 2015.

O pastor Isaac Strobel, que recebeu o Diploma em nome da Igreja, agradeceu, dizendo não se sentir no direito de receber tão seleta honra, mas o fazendo em nome da Igreja. Expressou ainda a alegria em ter a presença dos pastores que puderam comparecer, em especial o pastor Barbosa, que plantou esta honraria no período em que esteve à frente da Assembleia de Deus – Ministério do Belém no município.

Repartindo com todos a homenagem feita à Igreja, o pastor pediu ainda orientação e sabedoria a Deus, e finalizou agradecendo, em nome de todos os pastores e da comunidade evangélica da Igreja, a honradez feita pela Câmara.

Após a execução do Hino do Município de Cruzeiro, o presidente Diego Miranda (PSDB) encerrou a solenidade, colocando o mandato à disposição para colaborar no que possa fazer a cidade caminhar. Diego agradeceu a todos os presentes e aos funcionários da Casa pela condução da Sessão, e também ao coral e à banda regida pelo maestro Eduardo Cunha, e pediu ainda a bênção de Deus para todos os políticos da cidade.

Texto e fotos: Coordenadoria de Comunicação Social / CMC