2016 05 18 sessao simulada virgilio 17 05 mesa
2016 05 18 sessao simulada virgilio 17 05 vereadores1
2016 05 18 sessao simulada virgilio 17 05 vereadores2

Na segunda-feira (16/05), os alunos da Escola Estadual Virgílio Antunes realizaram, na Casa Legislativa, o ensaio para a Sessão Simulada da 15ª edição do projeto Câmara Jovem, do presidente Diego Miranda (PSDB).

A Sessão Simulada da escola, última fase de cada edição do Projeto, foi realizada na manhã de ontem (17/05) no plenário da Casa. A diretora Luciana e os professores Vicente, Patrícia Muller, Zé Luiz e Elaine estiveram presentes para prestigiar os alunos. Além da senhora Maria Umbelina de Souza Mendes, viúva do falecido prefeito Hamilton Vieira Mendes.

Os estudantes que compuseram o plenário da Sessão Simulada foram:
Presidente: Roberta Costa
1º Secretária: Victoria Costa Irene Mendes
2º Secretária: Brenda Gabriela dos Santos
Demais vereadores: Brenda Lucio, Eduarda Stefany, Felipe Menezes, Geovana Souza, Isabela Aparecida Nunes, Juliane Moura Alves Ferreira, Lais Abgail, Leandro Reis, Pedro José, Tasmiliane de Andrade e Vitória Brezzy.

O presidente Diego Miranda (PSDB) deu início à Sessão, relatando aos alunos presentes na plateia a história do projeto, e o que eles assistiriam ser realizado pelos colegas de classe. Em seguida, a palavra foi passada à dona Umbelina, que se disse muito feliz em saber que um trabalho com jovens é realizado na cidade, e por um vereador tão novo.

Maria Umbelina também contou aos presentes um breve trecho de sua vida. Filha de Carlos Ribeiro de Souza, que virou nome de uma rua da cidade, ela namorou por nove anos com Hamilton Mendes, com quem foi casada por 28 anos, até o falecimento do marido.

Dando sequencia à Sessão, foram aprovados ao todo 33 Requerimentos de Informação e 19 Requerimentos para Decisão do Plenário. Dentre os 11 Projetos de Lei propostos pelos “vereadores”, dois se destacaram. Um deles dispunha sobre a proibição de homens sem camisa em locais públicos. O projeto dividiu opiniões, e acabou sendo aprovado com três votos contrários.

O segundo projeto bastante discutido pelos alunos foi o que dispunha sobre a implantação de aulas de feminismo nas escolas. A aluna Brenda Santos defendeu sua proposta, alegando que, com aulas do 1º ao 9º ano, as pessoas se tornariam mais conscientes do que é correto ou não na sociedade. Após um longo debate envolvendo quase todos os “vereadores”, o projeto foi rejeitado, com oito votos contrários.

Para finalizar a Sessão, o vereador Diego Miranda (PSDB) agradeceu a presença de todos os alunos e professores, e em especial às alunas que pelo segundo ano consecutivo se dispuseram a fazer parte do projeto (Brenda Lucio, Brenda Gabriela dos Santos, Eduarda Stefany, Geovana Souza, Juliane Moura Alves Ferreira, Lais Abgail e Vitoria Brezzy).

Texto e fotos: Polyana Gonçalves / Comunicação CMC