2016 05 18 palestra cdl 12 04 mesa2
2016 05 18 palestra cdl 12 04 mesa1

No dia 12/04, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) realizou na Casa de Leis uma palestra referente à legislação eleitoral para o ano de 2016. O palestrante foi o advogado Alexandre Damasio Coelho, trazido pela Federação dos Dirigentes Logistas-SP (FCDLESP).

O presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff, também esteve presente, assim como o vice-presidente da CDL-Cruzeiro, Anderson Babboni, o advogado Diógenes Santiago e o representante do Instituto Ensinar João Vitor.

2016 05 18 palestra cdl 12 04 diego
2016 05 18 palestra cdl 12 04 joao
 2016 05 18 palestra cdl 12 04 mauricio
 2016 05 18 palestra cdl 12 04 alexandre

Representando o Legislativo, participaram o presidente Diego Miranda (PSDB), o primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD) e os vereadores Antonio Carlos Marciano (PROS) e Juarez Juvêncio dos Santos (PSB).

Compareceram ainda diversos presidentes de partidos de Cruzeiro e região, assim como ex-vereadores e assessores dos vereadores da Casa.

Após a abertura, em que o presidente Diego Miranda (PSDB) enfatizou tratar-se de um evento apartidário, em forma de um bate-papo, João Vitor, do Instituto Ensinar, falou um pouco sobre atuação política e integridade.

O presidente da FCDLESP, Mauricio Stainoff, falou da disposição da entidade em contribuir na preparação de bons líderes, e de capacitar os possíveis candidatos para fazerem o certo, com campanhas limpas, sem práticas nocivas da “velha política”.

Em seguida, o dr. Alexandre Damasio iniciou a palestra, alertando que esta “será uma das eleições mais chatas dos últimos 50 anos”, por conta das novas regras, e discorrendo sobre diversos pontos em relação ao que pode ou não ser feito pelos pré-candidatos e candidatos (após iniciado o período eleitoral), entre eles:

• Durante a pré-campanha (antes do período eleitoral), pode-se divulgar e promover ações realizadas, mas não pode pedir voto diretamente
  • Pela nova legislação, qualquer coisa que seja considerada abuso na pré-campanha, mesmo antes do registro de candidatura, pode ser passível de multa
  • É importante que os presidentes dos partidos verifiquem as prestações de contas partidárias, além do registro de atas e convenções, para se certificarem de que está tudo certo
  • A data-limite para a realização das convenções com validade para a eleição deste ano é 15/08
  • O limite para divulgações promocionais (como cartazes, por exemplo) passou a ser de 0,5 m2, sendo que não é permitido o uso de outdoors e “assemelhados”, bem como não pode ser realizada a “envelopagem” de veículos e nem a pintura de muros com propagandas eleitorais
  • Para afixação de adesivos em muros, é necessária a autorização expressa dos proprietários, e não podem ser utilizados muros de lugares públicos ou de uso comum
  • Também não podem mais ser utilizados cavaletes, mas pode ter mesa para distribuição de impressos
  • Não será permitida a doação de Pessoas Jurídicas para as candidaturas, e no caso de passar capital de empresas para Pessoas Físicas, é importante estar atento às permissões do Estatuto Social da empresa, bem como o limite de doação por pessoa, que é de 10% do que foi declarado no Imposto de Renda no ano anterior
  • É vedado o uso da máquina de entidades, como sindicatos, clubes, ONGs, etc., para propaganda eleitoral
  • Quando citados no material de campanha os candidatos ao Executivo, o candidato a vice também tem que aparecer em destaque
  • Para poder se candidatar, é preciso ter em dia a quitação eleitoral, bem como a situação fiscal e contábil
  • A partir de 16/08, já tem que ter conta bancária registrada com o CNPJ de campanha
  • É importante que quem vá se candidatar conheça bem a Lei Orgânica do município

2016 05 18 palestra cdl 12 04 publicoO palestrante respondeu ainda aos questionamentos dos munícipes Samuel, Luciano, Felipe, Juliano, Manoel, Marcelo, Luiz Guilherme, Simone, Vanderley e Jaques.

Dr. Alexandre sugeriu ainda o acompanhamento das novidades nos sites da CDL-Cruzeiro (http://cdlcruzeiro.com.br/) e FCDLESP (http://www.fcdlesp.org.br/), em que em breve devem ser disponibilizadas novas informações sobre as regras para o processo eleitoral deste ano.

Texto e fotos: Coordenadoria de Comunicação Social / CMC