2016 06 03 sessao simulada etec 31 05 mesa
2016 06 03 sessao simulada etec 31 05 vereadores1
2016 06 03 sessao simulada etec 31 05 vereadores2

Foi realizada, na manhã de terça-feira (31/05), a Sessão Simulada da 17ª edição do projeto Câmara Jovem, do vereador Diego Miranda (PSDB). Os alunos que compuseram o Plenário foram da ETEC Professor José Sant’Ana de Castro. Eles haviam realizado o ensaio na Câmara na segunda-feira (30/05).

Representando a Casa Legislativa, esteve presente o presidente Diego Miranda (PSDB). Os professores que também prestigiaram os alunos foram Bianca, Deraldo e Thiago.

Os estudantes que compuseram o plenário da Sessão Simulada foram:

Presidente: Thaynara Fátima Ferreira Fontes dos Santos
1a Secretária: Thaís Ribeiro Rosa
2a Secretária: Mikaela Cristina da Silva
Demais vereadores: Brandon Alexandro Amaud dos Reis, Brendon Rocha de Almeida, Bruno Felipe da Silva Macedo, Gabriela Chaaban Novich, Gabrielly Edeane da Cunha, Larissa Conde Moreira da Silva, Lucas Ventura de Bem, Raquel Elisa Quintanilha e Thalia do Nascimento Pereira.

O presidente Diego Miranda (PSDB) deu início à Sessão, perguntando aos alunos na plateia quantos já haviam entrado na Câmara. Para sua surpresa, as respostas ficaram divididas, o que ele, espantado, disse que é o maior número de pessoas em uma Sessão Simulada que já conhecia o espaço Legislativo.

O professor Deraldo, convidado a dizer algumas palavras ao jovens, elogiou o projeto Câmara Jovem e a coragem de todos os alunos que se dispuseram a se envolver e entender de perto como funciona a política. Com a palavra voltada ao presidente, ele explicou como seria apresentada a Sessão, separada por Pequeno e Grande Expediente, e ressaltou que essa turma bateu o recorde de documentos propostos, o que lhe deixou orgulhoso.

Ao todo, foram aprovados 17 Requerimentos e Informação e 18 Requerimentos Para Decisão do Plenário, sendo que mais quatro foram rejeitados praticamente por unanimidade.

Dos cinco Projetos de Lei apresentados, apenas um foi rejeitado, com nove votos contrários. Ele dispunha sobre a apresentação do RG após as 22h. O autor do projeto, Brendon Rocha, explicou que a intenção era apreender indivíduos que saem de suas casas para cometer furtos na rua. Porém sua explicação não foi suficiente para convencer os colegas, que não acharam certo levar munícipes para a delegacia apenas por não estarem com o RG em mãos.

A Sessão foi encerrada pelo presidente Diego Miranda (PSDB), que agradeceu o envolvimento dos alunos e o apoio ao projeto, que todos deram em suas falas. Ele também elogiou a todos dizendo que se superaram e realizaram uma Sessão de Câmara de ótima qualidade.

Texto e fotos: Polyana Gonçalves / Comunicação CMC