No dia 06/05, foi realizada na Casa de Leis uma reunião aberta, para esclarecimento quanto a supostos procedimentos cirúrgicos realizados sem os devidos pagamentos na Santa Casa de Misericórdia de Cruzeiro.

A reunião foi presidida pelo vice-presidente da Casa, Charles Fernandes (PR), e contou também com a presença dos vereadores Antônio Carlos Marciano (PROS), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), Thales Gabriel Fonseca (SD) e Sérgio Antônio dos Santos (PRB).

A administração municipal, que realiza intervenção na Santa Casa desde outubro de 2015, foi representada pelo assessor Wagner Streitenberger e pelo procurador jurídico Magno José de Abreu.

O assessor Wagner Streitenberger informou que houve denúncia quanto à realização de cirurgias na Santa Casa sem pagamento, e após esclarecimentos com a interventora Maurian Beatriz e com a secretária de Saúde à época, Ana Inês Costa Silva Chaves, foi aberto processo administrativo para apuração de responsabilidades e valores.

O vereador Antônio Carlos Marciano (PROS) apontou a gravidade dos fatos, caso sejam comprovados, e sugeriu que além do processo administrativo seja realizada também uma representação no Ministério Público.

O vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM) sugeriu que, se confirmadas as acusações, além da falsidade ideológica, já que há indício de falsificação de documento, pode ter ocorrido também improbidade administrativa, pois uma das pacientes que passou por cirurgia é servidora pública.

O vereador Charles Fernandes (PR) questionou se um dos procedimentos havia sido realizado a título de pagamento de dívidas que a Santa Casa tinha com a paciente operada, ao que o assessor Wagner confirmou que existe esta suspeita.

Segundo informado pela Comunicação da Prefeitura até a presente data (30/06), não houve novos desdobramentos do processo instaurado. Como esclarecido na reunião pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha, o prazo para conclusão do processo administrativo é de 45 dias, prorrogáveis por mais 45.

Os documentos entregues à Câmara, referentes à instauração da Comissão Sindicante referentes ao caso, estão disponíveis na íntegra neste link.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC