2016 07 07 sessao solene 10 06 mesa
2016 07 07 sessao solene 10 06 vereadores1
2016 07 07 sessao solene 10 06 vereadores2

Foi realizada na noite de 10/06, na Casa Legislativa, a Sessão Solene para entrega dos Títulos de Cidadão Cruzeirense ao comunicador Célio Freire, conhecido como Alemão do Som, ao policial federal Marcelo do Amaral e ao deputado federal e secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro.

O Legislativo foi representado pelo presidente Diego Miranda (PSDB), vice-presidente Charles Fernandes (PR), primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD), segundo-secretário Antônio Tavares (PMB) e vereadores Antonio Carlos Marciano (PROS), Carlos Alberto Ribeiro (DEM), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), Mário Notharangeli (SD) e Sérgio Antônio dos Santos (PRB).

Além do presidente Diego Miranda (PSDB), a mesa da solenidade foi composta pela prefeita Ana Karin Dias de Almeida Andrade (PRB), pelo delegado da Polícia Federal Ronilson dos Santos, pelo procurador-jurídico do município de Lavrinhas, Diógenes Santiago, representando o prefeito José Luiz da Cunha, e também pelo deputado e secretário Floriano Pesaro (PSDB).

A cerimônia foi conduzida pela coordenadora de Comunicação Social da Câmara, Ana Laura Azevedo, e contou com a presença dos familiares e amigos dos homenageados, bem como autoridades de Cruzeiro e região e representantes ligados a diversas entidades assistenciais do município.

O primeiro a receber o Título de Cidadão Cruzeirense, de acordo com o Decreto Legislativo (DL) nº 534/2016, lido pelo vereador Sérgio Antônio dos Santos (PRB), foi o comunicador Célio Freire, conhecido como Alemão do Som, que foi homenageado pelos vereadores Antônio Tavares (PMB) e Sérgio Antônio, em nome da Casa de Leis.

2016 07 07 sessao solene 10 06 diploma alemaoO vereador Antônio Tavares descreveu a trajetória de Alemão, que definiu como “uma lenda viva da nossa cidade”, e Sérgio Antônio o homenageou, qualificando-o como “uma esmeralda da comunicação cruzeirense”.

Agradecendo o Título de cidadania da cidade em que se apaixonou pela comunicação, Célio Freire, que é natural de Divinópolis-MG, se emocionou, e relembrou histórias do período de 50 anos em que é servidor da prefeitura de Cruzeiro.

O Diploma seguinte foi entregue ao policial federal Marcelo do Amaral, com a leitura do DL nº 532/2016 realizada pelo vereador Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), e a homenagem em nome da Câmara feita pelo vereador Charles Fernandes (PR).

2016 07 07 sessao solene 10 06 diploma marceloCharles exaltou a importância do trabalho da Polícia Federal, bem como as operações em que foi fundamental o trabalho de Amaral, a exemplo das denominadas Stigmata, Vale Verde, Mandi e Santo Ivo, voltadas ao combate ao tráfico de drogas.

O carioca Marcelo do Amaral agradeceu o Título conferido, assim como o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Polícia Federal, que exige de seus profissionais “dedicação, empenho, coragem e muitas vezes abdicação de tempo com os familiares e amigos”, e deve ser exercido com “probidade, ética e especial atenção aos princípios constitucionais”.

O DL nº 518/2015, que conferiu o Título de Cidadão Cruzeirense ao deputado federal e secretário estadual de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, foi lido pelo vereador Carlos Alberto Ribeiro (DEM).

2016 07 07 sessao solene 10 06 diploma florianoO presidente Diego Miranda (PSDB) representou a Câmara na homenagem feita ao secretário Floriano, descrevendo sua trajetória política, sempre voltada à assistência e desenvolvimento social, e de grande destaque por onde passou. Diego agradeceu ainda a atenção e o carinho de Pesaro para com a cidade de Cruzeiro, a exemplo do Seminário de que o secretário participaria na Casa no dia seguinte ao recebimento do Diploma.

Floriano Pesaro, nascido na capital paulista, agradeceu o primeiro Título de cidadania de sua carreira, afirmando seu apreço pela cidade de Cruzeiro e região, e exaltando a importância do município para a história do estado de São Paulo e do País. Pesaro afirmou sua parceria com o executivo e legislativo cruzeirenses, e finalizou lembrando o caráter de servidores dos homens públicos, que devem atuar pelo bem dos cidadãos.

2016 07 07 sessao solene 10 06 prefeita ana karinA prefeita Ana Karin Dias de Almeida (PRB) parabenizou a todos os homenageados, e em especial ao secretário Floriano, exaltando também o caráter de servidores daqueles que se dispõe a exercer cargos públicos, e a importância de “plantar o bem e amar, para construir o melhor para a nossa cidade”.

2016 07 07 sessao solene 10 06 finalApós a execução da Canção de Cruzeiro, o presidente Diego Miranda (PSDB) convidou todos a comparecerem ao Seminário Políticas Públicas para a Assistência Social, que seria realizado no dia seguinte na Câmara.

Texto: Ana Laura Azevedo - Comunicação CMC
Fotos: Polyana Gonçalves - Comunicação CMC