2016 07 11 sessao solene 24 06 mesa
2016 07 11 sessao solene 24 06 vereadores1
2016 07 11 sessao solene 24 06 vereadores2

Na noite de 24/06, foi realizada na Casa Legislativa a Sessão Solene de entrega do Diploma de Mérito Mantiqueira ao jornalista Filipe Chicarino e do Título de Cidadão Cruzeirense ao pastor da 2ª Igreja Presbiteriana Independente de Cruzeiro, Jefferson Drilard.

Representando o Legislativo, estiveram presentes o presidente Diego Miranda (PSDB), vice-presidente Charles Fernandes (PR), primeiro-secretário Thales Gabriel Fonseca (SD), segundo-secretário Antônio Tavares (PMB) e os vereadores Antônio Carlos Marciano (PROS), Carlos Alberto Ribeiro (DEM), Juarez Juvêncio dos Santos (PSB), Marco Aurélio Siqueira da Rocha (DEM), Mário Notharangeli (SD) e Sérgio Antônio dos Santos (PRB).

Além do presidente Diego Miranda (PSDB), a mesa da solenidade foi composta pelo secretário municipal de Relações Institucionais, Cultura e Esporte, professor Marcelo Marcondes, representando a prefeita municipal Ana Karin Dias de Almeida Andrade (PRB), pelo presidente do PSC em Cruzeiro, Edson Ferreira, e pelo pastor da 2ª Igreja Congregacional, Edi Wilson.

A cerimônia foi conduzida pela coordenadora de Comunicação Social da Câmara, Ana Laura Azevedo, que no início passou a palavra ao presidente Diego Miranda (PSDB), para que realizasse a abertura.

A primeira homenagem da noite foi concedida ao repórter Filipe Chicarino, que recebeu o Diploma de Mérito Mantiqueira, como cruzeirense que obteve destaque fora do município. O Decreto Legislativo nº 535/2016, que deu origem ao Diploma, foi lido pelo vereador Carlos Alberto Ribeiro (DEM).

2016 07 11 sessao solene 24 06 diploma chicarino

O vereador Juarez Juvêncio (PSB) homenageou Chicarino em nome da Casa Legislativa, descrevendo sua trajetória profissional, que se iniciou em rádios de Cruzeiro e da região, passando pelo Prêmio Dom Helder Câmara de Jornalismo, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), recebido em 2011 por reportagem veiculada na Rádio Aparecida, e chegando a seu trabalho atual, no programa #PartiuBairro da TV Tribuna, afiliada do SBT em Vitória-ES.

Após receber o Diploma, Filipe se emocionou ao lembrar das dificuldades de sua trajetória, bem como do custo de estar longe de sua terra natal. O repórter contou que a ideia de seu atual programa surgiu de uma necessidade de cidadania que ele acredita que a TV possui. Para finalizar, Felipe expôs sua visão sobre a importância de discussões sobre políticas públicas de educação e sociais.

"As pessoas precisam ser atendidas, as pessoas precisam ser ouvidas. E é por isso que eu trabalho. Eu sei que não vou mudar o mundo, mas se eu conseguir mudar a realidade de uma pessoa, eu já vou conseguir dormir tranquilamente no meu travesseiro."

Em seguida, o vereador Sérgio Antônio dos Santos (PRB) fez a leitura do Decreto Legislativo nº 536/2016, que concedeu o Título de Cidadão Cruzeirense ao pastor da 2ª Igreja Presbiteriana Independente de Cruzeiro, Jefferson Drilard.

2016 07 11 sessao solene 24 06 diploma jefferson drilardO presidente Diego Miranda (PSDB) saudou o homenageado, em nome da Câmara Municipal, citando os caminhos percorridos pelo pastor, nascido em Volta Redonda-RJ em 1960, e eleito pastor da 2ª Igreja Presbiteriana Independente em 2010. O pastor Jefferson atua ainda no Presbitério Vale do Paraíba e na Ordem dos Ministros Evangélicos de Cruzeiro, além das entidades sociais CONE (Convívio Nova Esperança), no bairro Jardim América, e AATV (Associação Acontecer Tecendo Vidas), no bairro do Itagaçaba.

Em seus agradecimentos, o pastor Jefferson disse que o trabalho de um ministro está voltado para o serviço, para atender ao próximo. Dando continuidade, ele também ressaltou que a todos os que buscam maior e melhor conhecimento, é importante procurar entender um pouco mais a vida humana e as suas necessidades.

"Como calvinista que sou, eu creio que todos os dons que nós recebemos e temos é para o serviço ao próximo. Para continuarmos nessa linha, no chamamento de amarmos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. E não tem uma outra maneira de se fazê-lo senão na prática."

2016 07 11 sessao solene 24 06 marcelo marcondesAntes do encerramento da sessão, o secretário Marcelo Marcondes elogiou os homenageados e ressaltou a vocação de ambos em servir à sociedade.

Texto: Ana Laura Azevedo e Polyana Gonçalves - Comunicação CMC
Fotos: Polyana Gonçalves - Comunicação CMC