2016 09 23 prestacao contas saae titulo
2016 09 23 prestacao contas saae func concentr
2016 09 23 prestacao contas saae func idade
2016 09 23 prestacao contas saae credito

Na manhã de ontem (22/09), foi realizada na Casa de Leis a Audiência de prestação de contas do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Cruzeiro), referente ao primeiro semestre de 2016.

Conforme apresentado pela diretoria do SAAE, a receita estimada havia sido de R$ 1,5 milhão por mês, porém, de janeiro a junho de 2016, a média mensal de receita da autarquia foi de pouco mais de R$ 1 milhão.

A média mensal de valores empenhados no período foi de R$ 1,1 milhão, ficando um déficit médio por mês de quase R$ 104 mil, que corresponde a 10,10% do valor arrecadado.

Apesar do déficit orçamentário, os pagamentos realizados no primeiro semestre ficaram em R$ 565 mil a menos do que o valor arrecadado.

No comparativo em relação ao mesmo período de 2015, houve 5,45% de aumento na receita da autarquia, tendo ficado portanto abaixo da inflação, que no acumulado de 12 meses até junho de 2016 foi de 7,74%, pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

As despesas com pessoal corresponderam a 51% dos pagamentos realizados no período, e as despesas gerais chegaram a quase 26%. Comparando os custos operacionais com o mesmo período do ano passado, houve um aumento de 40,44% nos gastos com eletricidade, e de 3,59% em gastos com telefonia.

Quanto à composição do quadro funcional, do total de 143 funcionários, 7% estão afastados, a concentração feminina é de 11,6%, e mais de 40% estão na faixa de idade de 50 a 59 anos. No período, foram contratados 15 novos funcionários concursados.

O limite pré-prudencial de gastos com pessoal, conforme fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que seria de 48,6%, foi respeitado, pois estes gastos ficaram em 46% da Receita Corrente Líquida do período. Em comparação com o primeiro semestre de 2015, o aumento nos gastos com pessoal foi de 25%.

Os principais dados apresentados estão representados no infográfico nesta página. A apresentação realizada pelo SAAE está disponível na íntegra em PDF neste link.

2016 09 23 prestacao contas saaePLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Após a prestação de contas referente às receitas e gastos, foi apresentado também o planejamento estratégico do SAAE para o período de 2017 a 2021.

De 2013 a 2016 foram instaladas 3.620 novas ligações domiciliares, que representam um aumento médio de 47,3 mil m3 de água, e as ligações clandestinas são estimadas em cerca de 3.800, que representam um consumo extra de 49,7 mil m3.

As perdas de água tratada são estimadas em torno de 55% do total de quase 10,5 milhões m3 gerados, sendo que o plano de trabalho pretende atacar estas perdas.

As novas ligações motivadas pelo crescimento imobiliário, com implantação de novos condomínios residenciais, são estimadas em cerca de 3 mil, sendo que 1,3 mil estão em implantação.

Foram listadas 12 ações de melhorias, entre as já implantadas e as que estão em andamento:

• Recadastramento com geo processamento
  • Telemetria a 100% – concluídos 65%
  • Controle de perdas
  • Plano de cargos e salários – já implementado
  • Reservatório de 500 m3 na Lagoa Dourada e sistema de pressurização de linha
  • Tratamento de esgoto – atualmente, em 5%
  • Reforma e melhorais nas ETAs (Estações de Tratamento de Água) existentes – em andamento na ETA I
  • Tratamento de dejetos coletados dos PVs (Poços de Visita) – em andamento sistemas de tratamento anaeróbico
  • Substituição das antigas tubulações de água – em andamento
  • Instalação de ETAs compactas nas zonas rurais
  • Reforma da antiga Caixa D’água para tratamento de água
  • Economia de energia elétrica

Foi ainda apresentado o Organograma da autarquia, bem como os projetos de setorização cidade e de aumento de capacidade para o bairro Itagaçaba, com poço artesiano e reservatório.

Outros projetos apresentados foram o de reforma na captação dos rios Passa Vinte e Batedor, reforma da ETA I e a já realizada construção de reservatório no Rio do Braço.

O principal desafio apresentado foi o tratamento de esgoto, que pelas ações planejadas precisa de um investimento de cerca de R$ 37 milhões. O projeto da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) está pronto, porém é necessária a captação de recursos para sua implementação.

Foi enfatizado que o SAAE tem dado continuidade às ações planejadas, mesmo com alterações em sua direção, e que é importante que a próxima administração municipal dê andamento aos projetos já estruturados, que, segundo o atual diretor, Gabriel Diego de Almeida, podem trazer segurança quanto ao abastecimento de água na cidade durante os próximos 50 anos.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social - CMC