IMG 2532

A Câmara Legislativa de Cruzeiro homenageou, na noite de 26 de outubro, quatro nomes importantes da história da cidade. Pelos serviços prestados e pela trajetória vitoriosa, Sílvio Alkimin da Costa (recebeu o Título de Cidadão Cruzeirense), Pastor Rodrigo Cristiano Tomas e Fernando César da Silva (ambos receberam o Diploma Mérito Cívico 2 de Outubro); e Aparício Nascimento (Diploma Mérito Mantiqueira), eles receberam as honrarias diante de amigos e familiares. 

 

            Abaixo, um pouco da história de cada um deles:

IMG 2330

 

            Ilustríssimo senhor Sílvio Alkimin da Costa nasceu no dia 4 de setembro de 1930 em Delfim Moreira-Minas Gerais. Casado desde 15 de março de 1953 com Eny Pereira Alkimin, e com ela teve seis filhos: Cláudio, Clóvis, Jorge, José Carlos, Valdir e Reinaldo, mais 12 netos e 13 bisnetos. Reside em Cruzeiro desde 1954. 

 O Título de Cidadão Cruzeirense foi proposto pelo vereador Thales Gabriel Fonseca, em vista dos relevantes serviços prestados ao esporte e, principalmente, à comunidade católica da cidade de Cruzeiro, e aprovado pelos vereadores da Casa, originando o Decreto Legislativo nº 543, de 28 de junho de 2016. Trabalhou na Empresa de ônibus Pássaro Marron de 1953 a 1983. Aposentou-se em 1981. Atuou em equipes de futebol de campo em Cruzeiro: Santa Luzia F. C, Ipiranga E. C, Vila Brasil F.C, Sociedade Esportiva Pássaro Marron, Brasil F.C, Associação Atlética Vila Ana Rosa, E.C Expedicionários, E.C. Palmares, Paredão F.C, Associação Atlética Vila Regina Célia e também da Equipe de Veteranos da Associação dos ex-alunos e ex-oratorianos de Dom Bosco. Teve inclusive uma equipe de futebol de salão junto de seus filhos: o Alkimin’s Futebol de Salão. Ajudou na edificação da Capela Nossa Senhora das Graças, na Regina Célia, sendo coordenador por 39 anos e ainda é membro ativo da 

Pastoral do Dízimo da paróquia Matriz Imaculada Conceição. Também é voluntário na Conferência São Francisco de Sales, da Sociedade São Vicente de Paulo na Capela Nossa Senhora das Graças.

IMG 2383

Proposto pelo vereador Charles Eduardo Fernandes, e aprovado por unanimidade pelos vereadores, o Decreto Legislativo nº 547, de 9 de outubro de 2016, concede o Diploma de Mérito Cívico 2 de Outubro ao Pastor Rodrigo pelos relevantes serviços prestados à comunidade junto à Casa de Recuperação “Casa de Davi” em nosso município. Pastor Rodrigo trabalhou como padeiro no Supermercado Produtor, na Padaria Jota Fama e Padaria Capricho. Ingressou na Igreja em 1999. Desempenhou funções de diácono, presbítero, evangelista e pastor. Hoje é presidente da Casa de Davi, que recupera dependentes químicos e do álcool. Também atuou nas cidades de Lavrinhas, Itamonte-MG, Conceição do Rio Verde-MG, Jesuânia-MG, Natércia-MG e Cambuquira-MG.

 

 

 

 

 

IMG 2432

Ilustríssimo senhor Fernando César da Silva, conhecido como Fernando Poeta recebeu o Diploma Mérito Cívico 2 de Outubro, cuja propositura do vereador Charles Fernandes originou o Decreto Legislativo nº 548, de 16 de agosto de 2016.

Fernando nasceu em Piquete no dia 2 de agosto de 1972 e, ao concluir o ensino Médio na Escola Leonor Guimarães, mudou-se para São Paulo onde morou por três anos. Foi locutor numa rádio comunitária católica; aprendeu a tocar violão e a compor músicas sacras, apaixonando-se, também, pelo samba. Participou de vários festivais de música católica, dentre estes o “Cântico dos Cânticos”, em Itapecerica da Serra-SP. Sua música “Eu tenho paz” foi classificada e incluída no CD “Tributo ao Rei dos Reis”. No Festival de Música Cristã – FEMUC – alcançou por duas vezes o quarto lugar com as músicas “Alô, você” (1995) e “ Samba do Agradecimento” (2013). Além disso, conquistou o terceiro lugar com a música “Maria Mãe da Minha Vida” (1995). Sua poesia “Amor de mãe” foi incluída no livro “Ser Católico é Dez”, que foi exposto na Bienal Internacional do Livro em São Paulo (2000). Escreveu seu primeiro livro “Retratos do Meu Dia a Dia” também no ano 2000 e quatro anos depois acrescentou mais ilustrações e poesias, mudando o título para “Poemas ao Pôr do Sol”. Em 2006, criou o Projeto Espaço Literário, com o objetivo de revelar novos escritores. Em 2008, foi homenageado pela Câmara Municipal de Cruzeiro pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra pelo singular trabalho prestado à cultura. Em 2011, tornou-se membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes em Taubaté-SP, ocupando a cadeira 34. No ano seguinte, foi nomeado delegado cultural na mesma academia. Em 2012, participou do III Fórum Municipal e II Fórum Internacional da Educação com o tema: “Novos caminhos da educação empreendedorismo e escolas criativas”. Em 2014, foi avaliador da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Cruzeiro-SP. Em 2015, gravou o seu livro “Poemas ao pôr do sol”, em CD, como livro para ouvir. Com isso, recebeu Voto de Aplauso desta Casa de Leis.

IMG 2490

Ilustríssimo senhor Aparício Nascimento. A homenagem, que foi aprovada a partir de propositura do vereador Carlos Alberto Ribeiro, originou o Decreto Legislativo nº 552, de 20 de setembro de 2016, concedeu o Diploma de Mérito Mantiqueira ao prezado músico.

Mestre Bolinha, como é conhecido, é um personagem versátil, alegre, carismático e comunicativo. Além de ser exímio músico, é um conceituado capoeirista. Foi capa da revista Combat Sport, número 7, em 1999. Desde pequeno, já trabalhava para ajudar a família nas despesas domésticas. Ainda criança, participava de programas de calouros na Rádio Mantiqueira. Aos 18 anos, apresentava-se como crooner do conjunto Marajoara, que se apresentava nas cidades de Minas Gerais. Naquela época era conhecido como Bola Sete. Em 1964, vai para São Paulo recomeçar a vida. Cantava boleros e canções da Jovem Guarda. Estudou na Escola Municipal de Música e depois na Escola de Artes de São Caetano do Sul. Em 1965, treinou Judô na academia do sensei Nakamo, na Rua 24 de Maio, tendo como companheiro de treino o conceituado cabeleireiro do Sílvio Santos, Jassa. Também treinou Boxe na academia de Kid Jofre, pai de Eder Jofre. Participou de gravações de discos na Odeon e na RCA. Chegou a trabalhar com o apresentador Raul Gil na TV e fez parte da equipe de musicistas de Wilson Simonal. Também participou do espetáculo “Casa Grande e Senzala”, junto do ator José de Abreu. Trabalhou como instrumentista do programa da Tv Globo Som Brasil, apresentado até então por Rolando Boldrin. 

 

 

 

IMG 2240IMG 2227IMG 2259IMG 2312IMG 2336IMG 2403IMG 2457IMG 2496IMG 2507