Tratada

Na última sexta-feira (10/02), a Câmara Municipal de Cruzeiro realizou uma Audiência Pública para tratar da Transferência dos Alunos das escolas das zonas rurais para a zona urbana. Estiveram presentes, representando a Casa de Leis, o presidente Charles Fernandes (PR), a vice-presidente Claudete (PV), o 1° secretário Mário Notharangeli (SD), 2° secretário Jorge dos Santos (SD), e os vereadores Geraldo L. Souza (PR), João Bosco (SD), Maria Divina (PV), Sandro Felipe (SD) e Sérgio Geraldo (PR).

Representando a Prefeitura Municipal, estiveram presentes o Secretário de Educação Prof. Carlos do Valle, Diretor de Educação Prof. Farouk e a Coordenadora Pedagógica Fátima Borges. As munícipes, Elaine dos Santos, Andreia Soares, Isabele Gonçalves, Rita Cássia, Elimara Faustino, Creusa Maria, Jessiê Mayara e Cristiane Alves também participaram expondo suas ideias e opiniões na audiência.

A audiência teve como objetivo ouvir os munícipes e esclarecer eventuais dúvidas apresentadas pelos mesmos. As participantes que se mostraram a favor do projeto, ressaltaram a melhor qualidade de ensino nas escolas urbanas, o acompanhamento pedagógico adequado a idade do aluno e o fácil acesso ao atendimento médico em caso de um eventual acidente. Rita Cássia, mãe de alunos que estudam em escolas na zona urbana, elogiou o transporte gratuito cedido pela prefeitura para os filhos e frisou que as mães devem priorizar a educação das crianças, citando sua própria experiência ao relembrar as dificuldades que teve no ensino e na socialização ao migrar para zona urbana.

A preocupação com a adaptação dos meios de transportes e o fato das escolas rurais encurtarem a distância entre os pais e seus filhos, se sobressaíram nos argumentos apresentados no discurso das munícipes que se manifestaram contra o projeto. Elimara Faustino alegou que o fato das salas serem multisseriadas não atrapalha no ensino das crianças. Para exemplificar sua tese, citou sua filha que está no 9° ano da escola Lions e irá se formar esse ano. Segundo ela, não houve nenhuma dificuldade em relação ao ensino ao ingressar na escola da zona urbana, após deixar a escola rural.

O Secretário de Educação respondeu atentamente todas as perguntas e deixou claro que o projeto não está relacionado à qualidade dos profissionais que lá trabalham e sim na dificuldade que estes têm de lecionar devido às circunstâncias das salas, por serem multisseriadas dificultam tanto o ensino quanto o aprendizado.

Mário Notharangeli se mostrou bastante preocupado em relação ao transporte e pediu ao secretário que analisasse com muita atenção, pois são crianças de diversas idades e se faz necessário um meio de transporte que cumpra as exigências do DETRAN. Ao mesmo tempo o 1° secretário disse que é muito complicado para um professor lecionar cinco ou seis conteúdos diferentes na mesma sala.

Ao Fim, o Presidente da Câmara sugeriu que fosse feito um questionário para os professores e declarou que é necessário ouvir o promotor, que não pôde estar presente, mas que, segundo Charles Fernandes, está preocupado com o ensino de qualidade para todos e também com o transporte. O presidente ainda disse que é preciso averiguar o rendimento dos alunos e reforçou que o principal e único objetivo é beneficiar os mesmos.