TRatada

Na última sexta-feira (17/02), a Câmara Municipal de Cruzeiro realizou a primeira Audiência Pública para apresentar as propostas para o Plano Diretor de Desenvolvimento do Turismo em Cruzeiro. O plano visa debater o crescimento turístico em Cruzeiro e região, levando em conta sua excelente localização no Vale do Paraíba, suas belezas naturais e a ferrovia que liga a cidade a outros Estados como Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A Audiência teve como objetivo discutir a visão local e regional para o desenvolvimento do Plano Diretor de Turismo proposto para Cruzeiro, levando em conta o crescimento econômico do município, oportunidades de emprego e reavivar as historias e tradições da cidade. Foi discutida também a importância em conscientizar os demais participantes sobre a necessidade do apoio regional para uma implantação organizada e eficiente.
Estiveram presentes, representando a Casa de Leis, o presidente Charles Fernandes (PR), o 2º secretário Jorge dos Santos (SD) e os vereadores Geraldo L. Souza (PR), João Bosco (SD), Maria Divina (PV), Sandro Felipe (SD) e Sérgio G. Blois (PR). Representando a Prefeitura Municipal, o Diretor de Turismo, Diego Miranda, Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Emerson Goulart e o Secretário de Planejamento e Obras, Rodolfo Scamilla. O plenário também contou com a presença do Delegado Regional de Turismo, Alfredo Gimenes, o Presidente do Comtur, Tébio Neves, Representante do MIT (Municípios de Interesse Turístico) da Secretaria de Estado do Turismo, Vanilson Fickert, e também representantes de outros municípios da região, que expuseram suas opiniões e ressaltaram a importância da valorização do turismo na cidade.
O Delegado Regional de Turismo, Alfredo Gimenes, elogiou a iniciativa e frisou que a organização em conjunto, com parceiros e em coletividade será de grande relevância para gerar nos munícipes a cultura do turismo, e cita, como um dos pontos principais objetivos do projeto, a geração de novos empregos. O Diretor de Turismo, Diego Miranda, também lembrou sobre a importância dos vales, hotéis e restaurantes manterem atualizadas suas informações para facilitar nas pesquisas de campos que serão realizadas ao longo desse desenvolvimento.
O Vereador Sandro Felipe ressaltou que a cidade de Cruzeiro voltou a ser reconhecida no vale e disse apoiar o crescimento turístico da região. Ele destacou as dificuldades que enfrentarão por conta do atual cenário financeiro do país, como a crise econômica, mas ressaltou que com força de vontade, e principalmente com a união dos municípios vizinhos, tudo dará certo para o desenvolvimento de Cruzeiro e região.
Ao fim da sessão, o Secretário de Planejamento e Obras, Rodolfo Scamilla afirmou que, para validar o primeiro encontro, será necessário que os envolvidos façam parte de um grupo que dará formas ao projeto, por meio de pesquisas, ideias e troca de experiências, visando seu desenvolvimento. O Diretor de Turismo, Diego Miranda, agradeceu a presença de todos os envolvidos e enalteceu ser de extrema importância a participação de todos para o sucesso nos resultados do projeto.