Animais

Na noite desta terça-feira (21/03), a Câmara Municipal sediou uma Audiência Pública, na qual se tratou sobre a situação dos animais abandonados na cidade de Cruzeiro. Representando a Casa de Leis juntamente com o Presidente Charles Fernandes (PR), estiveram presentes a vice-presidente Claudete Araújo (PV), o 2º Secretário Jorge dos Santos (SD) e os vereadores Sandro Felipe (SD) e João Bosco (SD).
A Prefeitura de Cruzeiro esteve representada pelos seguintes nomes, Kleber Silveira - secretário de Governo, Dra Ana Inês - secretária de Saúde, Dra Cláudia Belchior – diretora da Secretaria de Saúde, Dra Glória Portugal - médica Veterinária da Zoonoses e Sávio Rocha – chefe de Gabinete. A audiência ainda contou com Rogério Miranda que esteve representando a Casa de Conselhos e Fernando Carlos O. Gonçalves, presidente do Conselho Municipal de Proteção dos Animais.
A audiência teve como principal objetivo buscar soluções para os animais que estão em estado de abandono. Uma das questões abordadas foi a construção do Canil Municipal, que vem sendo cobrado por munícipes e ONGs defensoras dos animais. A Dra Ana apresentou todo o projeto para a construção do canil, que será erguido ao lado do recinto de exposições. A planta da estrutura já está pronta e a Dra deu uma previsão de 6 meses para a conclusão do projeto, porém a secretária ressaltou que se esforçará o máximo para que o mesmo seja entregue o quanto antes.
Outro fato bastante comemorado pelos munícipes foi a parceria firmada entre as Prefeituras de Cruzeiro e Taubaté, que irá proporcionar ao município a vinda de uma carreta para que sejam realizadas castrações gratuitas de aproximadamente 500 animais. Foram apresentadas, também, algumas leis, que buscam beneficiar animais de rua. As ONGs protetoras foram orientadas sobre como devem se posicionar para facilitar o entendimento com as prefeituras. Ao fim, todos se mostraram extremamente satisfeitos com os resultados obtidos e confiantes de que serão realizadas grandes melhoras em prol dos animais no município.