01 EDITADA

Na noite da última sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Cruzeiro homenageou, com o título de “Mulher Cidadã”, cinco mulheres que se destacaram ao longo do ano, junto à comunidade, pelas ações voluntárias e profissionais realizadas ao município.
A solenidade foi conduzida pelo coordenador de Comunicação Social e secretário geral da Câmara Municipal, Miguel Junior, que destacou em seu discurso a importância da participação da mulher na sociedade. “Precisamos lutar o tempo todo para que a sociedade reconheça o quão importante é o trabalho de cada cidadã, que mesmo num meio patriarcal, devemos exaltá-las orgulhosos de todas as virtudes e forças que cada uma oferece” salientou.
A Mesa da Solenidade foi composta pelo presidente da Câmara Municipal de Cruzeiro, vereador Charles Eduardo Fernandes (PR), representando a Prefeitura Municipal de Cruzeiro, o prefeito Thales Gabriel, o ex- vereador e ex-presidente da Câmara, Manoel Antunes Pereira, o também ex-vereador José Marques e a diretora da Escola Municipal Marcínio Pereira de Castro, Suely Salotti.
Representando a Casa de Leis estiveram presentes as vereadoras Claudete Lúcia Araújo (PV), Maria Divina Guimarães (PV) e os demais vereadores, Mário Roberto Notharangeli (SD), Sandro Felipe de Sousa (SD) e Sérgio Geraldo M. Blois (PR).
O plenário também foi composto pelo servidor municipal José Roberto da Costa, ex-vereador e ex-vice-prefeito Sérgio Antônio dos Santos, as professoras Anita Elisei, Jandira Romanelli e o professor Antônio Carlos de Oliveira todos representantes da Comissão Comunitária das Mulheres. A sessão teve início com as palavras do presidente Charles Fernandes que solicitou aos vereadores que fizessem a entrega dos diplomas.
HOMENAGEADAS
O primeiro diploma foi entregue à senhora Ana Cristina Sudário Marques dos Santos Quintanilha, professora, pedagoga e psicopedagoga, nascida na cidade de Cruzeiro em 27 de março de 1967. Atuou em inúmeras escolas na cidade de Cruzeiro e região. Desenvolveu projetos sociais focando os mais necessitados quando assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cruzeiro e também coordenou o cadastramento de famílias no projeto “Minha casa, minha vida.”
O vereador Mário Roberto Notharangeli foi chamado para homenagear a senhora Ana Cristina em nome da Câmara. Em seu discurso, a homenageada agradeceu aos vereadores pela indicação, todos os colaboradores que estiveram presentes em sua trajetória e dedicou o título a seu pai, José Marques, que compunha a mesa.
Em seguida, o diploma foi entregue a Carlina Salotti Ferreira, nascida em 27 de maio de 1935 em uma colônia de imigrantes na cidade de Queluz. A homenageada desenvolve trabalhos voluntários há mais de trinta anos, é participante da equipe litúrgica da Igreja Nossa Senhora da Rosa Mística, participou ativamente como voluntária no Lar das Crianças e do Asilo São Vicente de Paula e atua como vicentina na Pastoral da criança no Bairro do Itagaçaba e no Sopão.
Para homenageá-la, em nome da Casa Legislativa, foi convidada a vereadora Claudete Lúcia Araújo. Carlina agradeceu conjuntamente aos vereadores, a comunidade pela premiação e destacou que todos os serviços sempre foram realizados com muito entusiasmo à população.
A homenageada seguinte foi a senhora Irene de Almeida Marques. Nascida em São Paulo Capital em 1934, Irene mudou-se para Cruzeiro em 1969, quando iniciou sua jornada como voluntária no Educandário São Vicente de Paula. Atualmente desenvolve seu trabalho voluntário na ABA (Associação Braços Abertos) e no Albergue Bezerra de Menezes, onde atua ativamente em prol do próximo com seus completos 82 anos de vida.
O vereador Sérgio Blois, em nome da Câmara Municipal, homenageou dona Irene. Em suas palavras, cheias de emoção, a homenageada demonstrou sua gratidão por receber o prêmio e disse ter realizado todas as atividades voluntárias sempre cheia de amor e carinho pelo próximo, sem esperar nada em troca.
A penúltima homenageada foi a senhora Maria Lúcia Batista Pinto. Com seus dotes culinários, dona Maria Lúcia foi voluntária na casa do pequeno trabalhador e resgatou, desde 1999, a comida típica do município, o arroz vermelho com suã.
O vereador Sandro Felipe foi o responsável por representar a Casa Legislativa e entregar o diploma à homenageada. Maria Lúcia expressou sua alegria em receber a homenagem por uma atividade sempre executada com amor e enfatizou a emoção de ser presenteada por sua querida cidade Cruzeiro e pelo vereador.
Para finalizar a entrega dos Diplomas, a senhora Arlete Rubez Haddad foi a última homenageada. Natural do Rio de Janeiro e formada em Serviço Social, dona Arlete já trabalhou como professora em diferentes escolas da região, trabalhou como assessora na Secretaria Municipal de Assistência Social e participou de ações como a ampliação em numero e eficiência de atendimento dos projetos e programas da secretaria, como o Programa Bolsa Família, que aumentou de trezentas para duas mil e novecentas famílias beneficiadas. Foi também secretária de desenvolvimento social da Prefeitura de Cruzeiro e responsável pela implantação do CREAS e pela continuidade do convênio do Programa Viva Leite.
Quem ofereceu o diploma representando a Câmara Municipal foi a vereadora Maria Divina. Após receber o diploma, dona Arlete cumprimentou a todos e agradeceu aos componentes da mesa e vereadores pela homenagem oferecida e ressaltou a importância do apoio familiar na realização dessas atividades.
Ao final da Sessão, o prefeito Thales Gabriel proferiu suas palavras. Cheio de emoção, ele lembrou das Sessões anteriores, nas quais foi vereador e cumprimentou todas as mulheres presentes, enfatizando a importância que cada uma tem para a sociedade.
Para encerrar a sessão, o cerimonialista convidou o presidente Charles Fernandes, que agradeceu novamente a presença das homenageadas e seus familiares, dos funcionários, assessores e todos os colaboradores presentes na cerimônia.