Via Rápida

Na tarde da última segunda-feira (31), estiveram presentes na Câmara Municipal de Cruzeiro cerca de 60 munícipes selecionados dentre os mais de 1500 inscritos para o Projeto de Capacitação Via Rápida Emprego. O curso terá duração de 30 dias e é inteiramente gratuito. Algumas das modalidades oferecidas são Mecânica de Automóveis, Eletricista Automotivo e Direção e Freio. O projeto é um programa do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, que oferece cursos de qualificação profissional de acordo com as demandas regionais, e tem como objetivo capacitar à população que está em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho ou deseja ter seu próprio negócio.

Estiveram presentes o presidente da Casa de Leis, Charles Eduardo Fernandes, a vice-presidente, vereadora Claudete Lúcia de Araújo, o vereador Sandro Felipe, a Sra. Hirene Heringer, diretora da Fatec Cruzeiro, o coordenador do projeto, Rosenil Honorato de Melo e os professores, Marcelo Batista de Oliveira, Nelson Teixeira Pires e Valdir Amaral.

O presidente da câmara Charles Eduardo Fernandes deu boas-vindas aos alunos contemplados e falou da importância da qualificação nos dias atuais por conta das exigências do mercado de trabalho. O Vereador Sandro Felipe, abordou a importância do Via Rápida e como ele tem beneficiado centenas de pessoas todos os anos no Brasil. A diretora da Fatec Cruzeiro, professora Hirene Heringer, parabenizou todos os envolvidos pela conquista do programa, e destacou a qualidade dos cursos oferecidos.

A vice-presidente, vereadora Claudete Lúcia de Araújo, que foi responsável pela conquista do projeto para a cidade de Cruzeiro, agradeceu a todos os envolvidos, “gostaria de agradecer ao excelentíssimo prefeito Thales Gabriel, por nos apoiar sem medir esforços, e nos proporcionar toda a infra-estrutura solicitada, ao Manoel Amorim e ao Gabriel Almeida do SAAE e funcionários envolvidos, ao Marcelo Garcia, diretor de trânsito e agentes, ao Sebastião, comandante da Guarda Municipal de Cruzeiro e aos guardas municipais, a equipe de funcionários da limpeza da prefeitura municipal, a equipe que cuidou da parte elétrica na pessoa do Sr. Roberto e funcionários, a toda a equipe de professores que estão à frente do projeto e aos meus assessores, Luiz Henrique, o Picolé, e ao Cassiano Galvão”, disse a vereadora.

Os munícipes selecionados receberam as devidas instruções, parte do material e uniforme que será utilizado durante o curso. A Sra. Siomara Aparecida de Oliveira, se mostrou muito feliz em ter a oportunidade de fazer parte do projeto, “fiquei muito feliz quando descobri que fui selecionada, estou há muito tempo desempregada e procurando por trabalho, acredito muito que o Curso de Mecânica será muito importante para o meu currículo e meus conhecimentos, me possibilitando maior chance no mercado de trabalho”, comentou a munícipe.
Ao fim do encontro que marcou o lançamento do programa de qualificação, a vice-presidente da câmara, enfatizou a importância da participação e empenho de todos os envolvidos para o sucesso do projeto que visa profissionalizar os munícipes com cursos de alta qualidade e garantiu que em breve terá uma reunião com autoridades responsáveis, onde fará a solicitação de maior tempo de permanência da carreta no município de Cruzeiro para que novas turmas possam ser formadas partindo dos candidatos que tiveram seus dados armazenados num banco de dados.