1

Nesta quinta feira, 30 de maio, o Plenário cedeu espaço à Secretaria de contas públicas para a prestação de contas da Prefeitura Municipal de Cruzeiro, referente ao 1º quadrimestre de 2019. A Audiência Pública iniciou-se às 15h30 e contou com a presença do secretário de finanças Júlio César Santos Martins que estava acompanhado do Senhor Rafael Carlos Silva e os vereadores Jorge Luiz dos Santos e João Bosco da Silva.

As pautas discutidas basearam-se nos dados financeiros como os resultados primários, execução das receitas, despesas, resultados orçamentários, despesas com o pessoal e limites, despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, despesas com ações e serviços de saúde, dívida pública e o resultado nominal.

O resultado primário demonstra o compromisso do município em pagar as suas dívidas, sendo elas, a execução das receitas orçamentárias, as receitas correntes, as contribuições, os patrimônios, as transferências correntes, as receitas de capital, alienação de bens e a transferência de capital, que foi atingido 34,88 % do previsto para o ano. As despesas correntes, sendo elas, encargos sociais, os juros e encargos da dívida, outras despesas correntes, despesas de capital, investimentos, amortização da dívida e a reserva de contingência, foram liquidadas 31,72%. O resultado orçamentário sobre a administração direta é de 6,49%, administração indireta de 33,23%, ESC de -19,14%, SAAE de 45,89%, fechando com um total de 39,72%. As despesas com pessoal e limites foram de 48.87%. As despesas com ensino foram de 31,02%. As despesas com saúde foram aplicadas 35,85%. A dívida pública consolidada está sendo quitada junto com os restos a pagar, sendo que a dívida consolidada atual representa 72% da receita total.

O vereador Jorge Luiz dos Santos solicitou mais informações sobre pagamentos, prestações de contas e uma reunião para estudos com o intuito de melhorar o investimento na saúde pública do município.

A audiência foi finalizada às 16h40, pelo secretário Júlio César Santos que agradeceu a presença de todos.