2

Nesta sexta feira, 31de maio, o Plenário cedeu espaço à Secretaria de Saúde para a prestação das contas da Prefeitura de Cruzeiro, referentes ao 1º quadrimestre de 2019. A Audiência Pública iniciou-se às 14h, contou com a presença do assessor técnico Thales Chaves de Souza junto com o Ouvidor do SUS Carlos Augusto Lage Marcelino e com a presença do vereador Mário Notharangeli.

As pautas discutidas basearam-se nos dados disponibilizados em relação à saúde, sendo eles, os recursos vinculados e os recursos próprios, com isso, foram aplicados 23,39%, por lei o mínimo a ser aplicado é 15%. Foram pautadas também as produções ambulatoriais, sendo elas, ações de promoção e prevenção de saúde, procedimento com finalidade diagnostica procedimentos clínicos, procedimentos cirúrgicos, órteses, próteses, materiais especiais e outros serviços como as farmácias populares, transporte sanitário eletivo, CAPS, CEREST, VISA, vigilância epidemiológica e zoonoses.

Foi apresentado um relatório de indicadores da ouvidoria do SUS, que teve um aumento na aceitação da população com os meios de acesso, sendo eles, pessoalmente, ouvidor SUS, carta/alô cidadão, telefone, e-mail e redes sociais. As reclamações são de 58% da população, as solicitações de 21%, as denúncias de 13%, as sugestões de 4% e os esclarecimentos de 4%. O setor da saúde realizou uma pesquisa de satisfação do usuário referente ao 3º quadrimestre de 2018 que foi apresentada nessa Audiência com a avaliação da recepção, ambiente, limpeza, atendimento médico, atendimento da enfermagem e avaliação final da equipe das unidades básicas de saúde, os resultados foram positivos, 43,73% da população avaliou como “ótimo” o atendimento, 34,60% avaliou como “bom”, 12,71% avaliou com “regular”, 5,08% avaliou como “ruim” e 3,87% avaliou como “péssimo”. Em relação às unidades, 55,21% avaliou como “ótimo”, 29,79% avaliou como “bom”, 10,12% avaliou como “regular”, 2,29% avaliou com “ruim” e 2,59% avaliou com “péssimo”.

A Secretaria de Saúde se posicionou em relação aos casos de dengue no município, sendo eles, 111 casos confirmados e 39 casos aguardando resultados. Foi disponibilizada a informação que, a partir da semana que vem, terá atendimento no posto da Rua 10 para pacientes com suspeita de dengue.