IMG 2443

Na última quinta feira, 19 de setembro, às 17h, a Câmara Municipal cedeu espaço para O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) para a apresentação dos candidatos que disputam a eleição para a nova diretoria do Conselho Tutelar se apresentaram para a população.

Após as apresentações os candidatos responderam perguntas elaboradas pelos munícipes. Treze candidatos, sendo eles: Gilson Junior, Francis Cartier, Sebastião Élcio, Luciely Avelar, Lucas Vasconcelos, Cleusa Leonel, Tatiane Modesto, Andréa Oliveira, Priscila Barbosa, Domingos Sávio, Ludmila Caetano, Núbia Cilene e Natália Moura disputam cinco vagas para titulares e cinco serão suplentes.

A principal função do Conselho Tutelar é a proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes segundo o seu Estatuto. O papel do Conselho começa a agir sempre que os direitos dos menores forem ameaçados ou violados pela sociedade, Estado, pais, responsáveis, ou em razão de conduta própria. Na maioria dos casos, a ação ocorre mediante denúncia. Ao órgão são encaminhados os problemas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão; ao receber uma denúncia, o conselheiro passa a acompanhar o caso para resolver o problema. A denúncia é anônima e pode ser realizada pelo telefone dos conselhos da cidade.

A eleição acontece no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, no prédio da Fatec-Cruzeiro, localizada na Avenida Rotary Club nº 383. Para votar, o munícipe deve levar o título de eleitor e um documento de identificação com foto. O evento foi finalizada às 18h.