IMG 9359

Na última terça feira, 26 de novembro, a Câmara Municipal cedeu espaço para o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CMDPD) para uma Audiência Pública, que iniciou-se às 14h16, na qual foram disponibilizadas informações sobre a construção do Plano Municipal do CMDPD. Estavam presentes os vereadores, Sandro Felipe (SD) que presidiu a audiência, Mário Notharangeli (SD) e João Bosco da Silva (SD), a secretária municipal de desenvolvimento social Hevelyn Sígolo, o presidente interino do CMDPD, Hamilton Barbosa, o relator da Audiência Pública Thales Chaves de Souza, a conselheira de saúde da ABA Regina Fili e a diretora técnica da APAE, Ana Cristina Sudário Marques dos Santos Quintanilha.

Foram apresentados os relatórios das consultas públicas para a elaboração da construção do Plano Municipal com a finalidade de transmitir todas as informações para os vereadores e munícipes, sendo divididos em quatro relatórios. A 1ª Consulta Pública foi realizada na Associação Braços Abertos (ABA), no dia 21 de agosto de 2019, a 2ª na APAE de Cruzeiro, no dia 28 de agosto de 2019, a 3ª na Segunda Igreja Presbiteriana Independente de Cruzeiro, no dia 25 de outubro de 2019 e a 4ª na Escola Municipal Marcílio Pereira de Castro, no dia 30 de outubro de 2019. Os 04 relatórios estão anexados nesta matéria.

O vereador Sando Felipe (SD) parabenizou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social pelo trabalho e dedicação com o município. Cumprimentou o presidente interino da CMDPD Hamilton Barbosa e a todos os funcionários do Conselho Municipal pelos serviços prestados, exaltando a importância deste trabalho para a cidade.

Mário Notharangeli (SD) frisou a importância da Audiência Pública, que cede espaço para todos os munícipes se manifestarem, abordando os problemas e suas opiniões sobre determinados assuntos, e também, as críticas constritivas para que os vereadores entendam o que é preciso ser trabalhado, e assim, trazer melhorias e gerar mais qualidade de vida.

O presidente interino do CMDPD Hamilton Barbosa trouxe a informação de que o Plano Municipal também cria o Fundo Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, podendo haver repasses fundo a fundo do Governo Federal e de outras instancias, sendo uma das possibilidades para entrar no Plano Municipal.

Por fim, alguns munícipes tiveram a oportunidade de expressar suas opiniões e críticas, sendo eles, Tâmara Ricci, Patrícia de Fátima, Maísa de Castro Lopes, Maria Milena Resende, Paulo Sérgio Dias e Marcília Figueiredo sobre a construção do Plano Municipal, trazendo ideias e as necessidades dos deficientes que podem ser acrescentadas no novo plano.

Mário Notharangeli (SD) finalizou a Audiência Pública as 16h45 e agradeceu a presença de todos os conselheiros e munícipes.

2 1  2 2