11

Na última quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020, o Plenário cedeu espaço ao SAAE para a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico. A Audiência Pública iniciou-se às 15h20 e contou com a presença dos vereadores Jorge Luiz dos Santos, João Bosco da Silva, Jorge Carneiro e Mário Notharangeli, o diretor da SAAE José Kléber Lima, Gimena Picolo Amendola, Rafael Henrique do Padro e Pedro Henrique de Carvalho Prudente que são funcionários da empresa Valenge contratada do SAAE para revisar o Plano de Saneamento Básico.

As pautas discutidas basearam-se nos dados da revisão do Plano de Saneamento Básico, que é estabelecido pela Lei Federal nº 11445/2007 e deve ser elaborado pelos municípios com o objetivo de se identificar as deficiências e, assim, planejar as ações em curto, médio e longo prazo visando à universalização do acesso. O Plano Integrado de Saneamento Básico do Município de Cruzeiro foi elaborado no ano de 2010 pelo Consórcio PLANSAN 123 por meio do programa de apoio técnico do Governo do Estado de São Paulo e tem que ser renovado a cada quatro anos.

Foram apresentados os mecanismos de controle que serão utilizados durante a elaboração do Plano de Saneamento Básico do município, sendo eles, consultas públicas de diagnósticos com os munícipes por meio de formulários nas mídias sociais do SAAE em relação aos problemas vinculados a água, esgoto e drenagem e o prognóstico.

O vereador João Bosco abordou a preocupação no bairro do KM4, na Rua Walter Pires Lemos em relação à calçada que cedeu e perguntou se é a Secretaria de Obras ou a SAAE que faz a manutenção de tal problema. Em reposta, José Kléber falou que não estava ciente do ocorrido e que irá avaliar o que aconteceu e tomar as providências necessárias para resolver o problema.

Jorge Luiz, vereador, citou o projeto “Água para Todos” que diz que os moradores que têm mais de dois anos de moradia em sua casa e estão sem abastecimento de água, têm o direito a tal abastecimento e perguntou como está sendo colocado em prática este projeto. Em resposta, José Kléber falou que não tem as informações corretas para passar no momento, mas que irá se informar e atualizar o vereador sobre o projeto.

Foi informado que o formulário de pesquisa estará disponível nos dias 17 de fevereiro até dia 06 de março. Ao final das consultas públicas, será marcada uma Audiência Pública para a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico para os munícipes.

A Audiência foi finalizada às 16h10 pelo vereador Jorge Luiz dos Santos, que agradeceu a presença de todos os presentes.

CMC- Coordenadoria de Comunicação Social