Na última quarta-feira, 30 de setembro, o Plenário cedeu espaço à Secretaria Municipal de Saúde para a prestação de contas da Prefeitura de Cruzeiro, referentes ao 2º quadrimestre de 2020. A Audiência Pública iniciou-se às 14h07 e contou com a presença dos assessores técnicos Thales Chaves de Souza e Cláudia Santana Belchior, junto com o Ouvidor do SUS Carlos Augusto Lage Marcelino e o Secretário de Saúde Danilo de Almeida Rezende. Estavam presentes a vereadora Maria Divina (MDB), que presidiu a audiência, e o vereador Jorge Luiz (PL).

As pautas discutidas basearam-se nos dados financeiros, como os recursos vinculados e recursos próprios, na rede de assistencial e os impactos causados pela pandemia de Covid-19. Conforme a lei complementar 141/2020 o mínimo a ser aplicado na saúde é de 15%, sendo assim, o município cumpriu a exigência ao totalizar uma aplicação de 44,30% com recursos próprios.

Foram apresentados relatórios da produção hospitalar e ambulatorial que sofreram alterações devido às recomendações e normas do período de isolamento, como a suspensão dos procedimentos eletivos. Gradualmente, desde o começo de agosto está ocorrendo a retomada das cirurgias, com reavaliação de casos. Por conta da escassez de insumos no mercado, o processo torna-se lento, mas a regularização teve início no mês de setembro. Foi apontada também, a implantação do CISA (Centro Integrado de Saúde) para o atendimento de pacientes com coronavírus, a fim de evitar a superlotação da Santa Casa, oferecendo também, a possibilidade de callcenter.

Foi apresentado o relatório de indicadores da ouvidoria do SUS sobre as demandas no período de 01/05 a 30/08/2020, totalizando 29 ocorrências. Um comparativo entre o 1º e 2º Quadrimestre/2020 evidenciou um aumento de 20,84% no total das demandas. O setor da saúde realizou uma pesquisa de satisfação do usuário, avaliando recepção, ambiente, limpeza, atendimento médico e da enfermagem. Os resultados gerais da qualidade no atendimento foram positivos, 58,66% da população avaliou como “ótimo”, 27,65% como “bom”, 8,79% como “regular”, 2,58% como “ruim” e 2,33% como “péssimo”.

A audiência foi encerrada às 14h42 pela vereadora Maria Divina, que agradeceu a presença de todos.