Na última quarta-feira, 30 de setembro, a Câmara Municipal cedeu espaço à Secretaria de Finanças para a prestação de contas da Prefeitura de Cruzeiro, referentes ao 2º quadrimestre de 2020. A Audiência Pública iniciou-se às 15h06 e estavam presentes o Secretário de Finanças Júlio Cesar Santos Martins, o Coordenador Setorial Rafael Carlos Silva, além dos vereadores Jorge Luiz (PL), que presidiu a audiência, e a vereadora Maria Divina (MDB).

As pautas discutidas basearam-se no relatório do cumprimento das metas fiscais, apresentando os resultados primários, execução das receitas e despesas, resultados orçamentários, despesas com o pessoal e limites, despesas com manutenção e desenvolvimento do ensino, despesas com ações e serviços de saúde, dívida pública e o resultado nominal. Na análise do resultado primário não incluem receitas de operação de crédito, de alienação de bens, e nem as despesas com o pagamento de juros, encargos e amortizações da dívida. Sendo assim, são consideradas apenas as receitas fiscais; a arrecadação por meio de impostos, taxas e outras contribuições, e despesas fiscais; os gastos para prestação de serviços à sociedade.

Na educação foram aplicados 27,10%, ultrapassando assim, o mínimo de 25% e na saúde, os 39,75% aplicados, também excederam o mínimo de 15% exigido. O resultado orçamentário sobre a administração direta é de 4,14%, sobre a administração indireta de -10,52%, ESC de -9,86%, SAAE de -10,69%, fechando com um total de 3,03% e no 2º Quadrimestre a dívida consolidada da Prefeitura caiu de 65% para 59,2%.

O vereador Jorge Luiz frisou a importância do esclarecimento de gastos para o bom andamento da cidade e a vereadora Maria Divina expôs a necessidade de investimentos acima do mínimo de 15% na área da saúde.

A audiência foi encerrada às 15h56 pelo vereador Jorge Luiz, que agradeceu a presença de todos.