saae

Na última terça-feira, 24 de novembro, o Plenário cedeu espaço ao SAAE para apresentação da situação do saneamento básico no Município e futuras ações estabelecidas. A Audiência Pública iniciou-se às 18h13 e contou com a presença do Diretor Geral do SAAE José Kleber Lima Silveira Junior, Pedro Henrique de Carvalho Prudente Chefe do Departamento Técnico e o Assessor de Imprensa Bruno Martinolli Monteiro, além da participação remota de Cleide da Silva Monteiro Rubez Felix Chefe do Departamento de Engenharia da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Leandro Santiago dos Santos Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Cruzeiro, e por fim, os engenheiros Nicolas Ferreira e Gimena Picolo, da empresa de consultoria Vallenge Engenharia. Estavam presentes o vereador Jorge Luiz (PL), que presidiu a Audiência, e o Presidente da Câmara Mario Notharangeli (PSD).

Conforme a Lei Federal n.º 11.445 e n° 14.026, é requisitado a todos os municípios a elaboração e revisão, periódica, de seus respectivos planos de saneamento. As pautas discutidas basearam-se na análise da situação atual do saneamento básico, abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manuseio de águas pluviais urbanas. O planejamento exposto é construído a partir de conhecimentos técnicos e com a participação social, a fim de estabelecer metas e ações para os serviços prestados para a cidade.

Foi apresentado o processo do planejamento, dado em quatro etapas, sendo a primeira a formação de um grupo gestor e definição da agenda de trabalho, a segunda exibe uma avaliação do plano vigente, visitas de campo e participação popular, na terceira foi realizada uma projeção de demandas juntamente com a população por meio de um formulário online e na última, a apresentação de todo o trabalho realizado na Audiência Pública em questão, expondo o número de 1.563 opiniões de munícipes registradas.

O vereador Jorge Luiz (PL) parabenizou a transparência do serviço, destacando a necessidade de ter um bom plano de ação e o presidente da Câmara Mário Notharangeli expôs a importância do papel do SAAE para a população, principalmente durante o momento pandêmico. A Audiência Pública foi finalizada pelo vereador Jorge Luiz dos Santos as 19h37.