Na última quinta-feira, 25 de fevereiro, a Câmara Municipal cedeu espaço à Secretaria de Saúde para a prestação de contas da Prefeitura de Cruzeiro, referentes ao 3º quadrimestre de 2020. A Audiência Pública iniciou-se às 18h05 e estavam presentes a Secretária de Saúde Imaculada Conceição Magalhães e sua assessora, os vereadores Diego Miranda (PSD), José Branco (PSDB), Anderson Ferrer (PSD), Higmar da Silva (PSD), Nelson Júnior (PL), o vereador e presidente da Câmara Jorge Currila (PL), que presidiu a audiência, e Paulo Filipe (DEM).

As pautas discutidas basearam-se nos dados financeiros, como os recursos vinculados e recursos próprios, na rede de assistencial e os impactos causados pela pandemia de Covid-19. Conforme a lei complementar 141/2020 o mínimo a ser aplicado na saúde é de 15%, sendo assim, o município cumpriu a exigência ao totalizar uma aplicação de 35,29% com recursos próprios.

Foram apresentados relatórios da produção hospitalar, da realização de procedimentos cirúrgicos e clínicos, procedimentos com finalidade diagnóstica, ações de promoção e prevenção em saúde, e ações complementares da atenção à saúde. Além disso, dados referentes à produção hospitalar da Santa Casa, e a quantidade de procedimentos de porta ou urgentes realizados, também foram apontados. Imaculada externou também sua vontade de fortalecer o SERESP, um órgão competente com profissionais da área da saúde, que vai gerar capacitação e receber uma grande relevância num momento pós-pandêmico. A Secretária afirmou que Cruzeiro tem potencial para torná-lo um serviço regional.

Outro assunto bastante discutido na audiência foi a vacinação da população idosa e dos profissionais da Saúde no município. Imaculada afirmou que a população não deve ter medo da vacina, e lembrou que esse é um processo gradativo. As doses chegam em blocos e a maneira de vacinar é simples: os idosos que já fizeram seu pré-cadastro já estão sendo procurados pela Secretaria. O cadastro não é necessário, mas auxilia nessa busca. Segundo dado do IBGE, Cruzeiro conta com 390 idosos no primeiro grupo de vacinação, e 255 já foram vacinados.

A audiência foi encerrada às 17h39 pelo vereador e presidente da câmara Jorge Currila (PL), que agradeceu a presença de todos.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social.