WhatsApp Image 2021 05 22 at 12.35.50

O Projeto do Hospital Regional para o município de Cruzeiro acaba de dar mais um passo para sua realização. Neste sábado (22), o Governador do Estado de São Paulo João Doria (PSDB) visitou a cidade de Cruzeiro para anunciar oficialmente o Projeto “Viva o Vale” e a construção da obra do Hospital Regional em Cruzeiro. Serão investidos 120 milhões de reais no Projeto e a obra do Hospital será feita no Recinto de Exposições de Cruzeiro, local estratégico por ser próximo às principais cidades do Vale Histórico.

O Projeto já vinha recebendo uma grande atenção há algum tempo. Na disputa para decidir em qual cidade seria instalado o Hospital Regional, estavam também Lorena, Cachoeira Paulista e Guaratinguetá. Além do Hospital, o Projeto “Viva o Vale” constitui uma série de investimentos realizados na região. Em relação ao Hospital Regional, o Estado de São Paulo analisou a criação de um tripé regional na área da Saúde, com os hospitais da cidade de Guaratinguetá, Lorena e agora, Cruzeiro. Doria anunciou também a privatização do aeroporto de Guaratinguetá, a construção de uma Fatec em Lorena e uma unidade do Poupatempo em Cruzeiro. Segundo o Governador, a conclusão da obra do Hospital Regional será no final do ano que vem.

A bancada de vereadores foi extremamente importante no processo dessa ação. Inclusive, a indicação do Recinto de Exposições como local da obra do Hospital Regional partiu da Câmara Municipal de Cruzeiro. Todos os vereadores e colaboradores se movimentaram para que o município conseguisse mais esse recurso, que beneficiará toda a região do Vale do Paraíba. Segundo o vereador Diego Miranda (PSD), a escolha do local também foi pensada por se tratar de um lugar extremamente amplo, que poderia receber outros diversos investimentos em saúde para Cruzeiro nos próximos anos, transformando o recinto em um Complexo de Saúde para os próximos 50 anos. Diego ainda explicou a fala do Governador quando diz sobre o “tripé da saúde”: serão encaminhados 1,5 milhões para Lorena adaptar seu Hospital, 1,5 milhões para Guaratinguetá também adaptar seu Hospital e 50 milhões para Cruzeiro, sendo 20 milhões para equipamentos e 30 milhões na construção da obra.

Para o Presidente da Câmara Jorge Currila (PL), o Hospital Regional sempre foi um sonho do município de Cruzeiro, pois a demanda da Santa Casa de Misericórdia é muito grande por atender todas as cidades do Vale Histórico. “A realização do Hospital permitirá que o serviço de saúde flua de maneira muito mais dinâmica e a população terá uma qualidade de vida digna.” disse o Presidente. Em outro momento, Currila ainda ressaltou o trabalho árduo da Câmara Municipal para que essa ação acontecesse, “os vereadores trabalharam muito para que o Projeto fosse colocado no papel e se tornasse uma realidade” acrescentou o vereador. Currila terminou sua fala agradecendo a João Doria “agradecemos a presença do Governador, que está se dedicando ao Vale do Paraíba e Vale Histórico, e também a presença de todos os Prefeitos e Secretários que estiveram presentes no Evento.”

Outro vereador que ressaltou a importância da realização desse Projeto para Cruzeiro foi Anderson Ferrer, do PSD. “A visita de João Doria foi muito importante para a divulgação da construção do Hospital Regional de Cruzeiro e também na instalação de um Poupatempo na cidade.” E afirmou “Isso é de suma importância para que a população tenha acesso a serviços básicos e de extrema relevância” disse o vereador.

Na coletiva de imprensa, realizada às 09h30 da manhã no Museu Major Novaes, Thales Gabriel (PSD), prefeito de Cruzeiro, agradeceu a João Doria por olhar para os municípios do interior de São Paulo e escolher a cidade de Cruzeiro para instalar o Hospital Regional, “nós sabemos as carências da saúde aqui na região e estamos muito felizes, muito contentes e gratos ao Governador João Doria por estar olhando esse tripé da saúde aqui na região do Vale Histórico e Circuito da Fé.” E terminou dizendo “Teremos o fortalecimento de Guaratinguetá e Lorena com seus equipamentos e, se Deus quiser, a tão sonhada obra nova do Hospital Regional do Vale Histórico!”

Em seu discurso, João Doria reafirmou o quanto essa conquista foi desejada por Cruzeiro, “Um novo Hospital Regional, tão desejado pela população, será implantado aqui”. Doria também ressaltou a importância dessas ações para incentivar os mais jovens, “...para que continuem a viver, a torcer e acreditar na sua região, a região do Vale” disse o Governador. A memória de Bruno Covas foi lembrada durante o discurso de João Doria, que homenageou o ex-prefeito e pediu 1 minuto de silêncio em nome da morte de Covas. “Uma perda muito grande pra todos nós... é uma pequena, mas justa homenagem ao Bruno.” E terminou agradecendo a Thales Gabriel e aos munícipes e políticos de Cruzeiro pela gentileza e cordialidade na recepção.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social