WhatsApp Image 2021 05 28 at 14.03.36

Aconteceu na última quinta-feira (27) uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Cruzeiro para prestação de contas da ESC – Escola Superior de Cruzeiro. O principal motivo dessa Audiência era demonstrar para os munícipes e vereadores onde estavam sendo investidos os $100.000 mensais que a ESC está recebendo como crédito para auxiliar a Instituição nesse momento tão difícil. A Sessão teve início às 18h26 e foi transmitida pelo site oficial da Câmara. Estavam presentes João Bosco (Diretor Geral Interino da ESC), Ricardo Lelis (Diretor Administrativo), Darlan Alves (Consultor Administrativo) e os vereadores Carlinhos (DEM), Babu (PSDB), Nelson Pinheiro (PL), Paulo Filipe (DEM), Diego Miranda (PSD) e o Presidente da Câmara Jorge Currila (PSD), que deu início à Audiência.

Devido ao contexto tão delicado da pandemia da covid-19, diversas organizações de ensino acabaram sendo prejudicadas. Nesse contexto, Ricardo Lelis começou a apresentação discutindo os principais problemas enfrentados pela ESC e como eles puderam realizar diversas soluções de problemas nesse período de 5 meses que têm recebido esse auxílio do Município. Diversas melhorias foram feitas na Instituição, como melhorias nas quadras, laboratório, envio de diplomas para registro, remanejamento de funcionários que estavam ociosos e pagamento dos parcelamentos, que está sendo honrado todos os meses.

Entretanto, Ricardo continuou dizendo, a ESC não está em um bom momento financeiro. Os gastos são mais altos do que a arrecadação da Instituição, que tem altas despesas com salários de colaboradores, energia elétrica (por ser um grande Centro Esportivo), dívidas na Justiça e diversos outros gastos. Além disso, a ESC teve que aumentar seu serviço de segurança com câmeras de monitoramento pois estava passando por diversos furtos dentro de seus prédios. Só esse ano ocorreram mais de 5 (cinco) furtos e diversos atos de violação.

Outro grande problema que a ESC enfrenta a é relativo aos Processos Judiciais, em sua maioria, trabalhistas, que a instituição tem que pagar. A dívida de Precatórios chegou ao valor de R$ 638.051,50, o que gera bloqueios diários em suas contas. Existem também outros dados da Folha que estão em atraso pela falta de Receita da ESC, como o INSS Patronal Administrativo, no valor de R$25.263,26 e o INSS Patronal Docente, no valor de R$ 51.238,36. São números muito altos que, quando somados a todas as outras contas, são inviáveis para a Instituição pagar.

Por esses motivos, no final da Audiência, João Bosco (Diretor Geral) iniciou sua fala dizendo que a ESC precisa de uma remodelação de seu Sistema de Ensino. Bosco disse que o futuro aponta para um modelo cada vez mais digital e menos presencial, como já vem acontecendo em diversas instituições. O Diretor disse ainda que acredita que o futuro da Educação seguirá esse caminho não apenas no Ensino Superior, mas também para o Ensino Fundamental e Médio. Ainda ressaltou a importância da união de parcerias entre a ESC e os órgãos públicos de Cruzeiro, pois a ESC é uma grande potência que atende a cidade há mais de 50 anos e não pode caminhar para o fim. A Audiência foi encerrada às 19h51 pelo vereador Carlinhos da Stock Car.

CMC - Coordenadoria de Comunicação Social