A Câmara Municipal de Cruzeiro sediou no último sábado, 17 de julho, a 10ª Conferência Municipal de Saúde do município. O evento, executado pelo Conselho Municipal de Saúde (COMUS) com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) teve como tema “O SUS que temos e o SUS que queremos em tempo de pandemia”. Realizada das 14h às 17h, a reunião ocorreu pela plataforma Zoom e foi aberta para todos os munícipes, além de ser transmitida também pela página no Facebook do Conselho Municipal de Saúde.

Como organizadores do evento, estavam presentes os profissionais de saúde Pierre Rogério Paulista, Maria Carolina Codelo, Diego da Silva Ribeiro e Natacha Regina Camilo; a secretária de saúde Imaculada Conceição; o ouvidor do SUS Carlos Augusto Lage, Cláudia Santana Belchior integrante do planejamento na SEMUS; Silvia Regina Alves funcionária da SEMUS, Sebastião Ferraz conselheiro do COMUS no segmento usuário, Roberval José Evola presidente do COMUS; Isabela Mayara Candido secretária administrativa do Conselho. Salienta-se que Silvia, Imaculada, Roberval e Cláudia também são conselheiros do COMUS. Representando a Casa de Leis estavam o vice-presidente de Câmara Diego Miranda (PSD), além do vereador e presidente da Comissão Permanente de Saúde Higmar Lopes (PSD).

IMG 2897.jpg OK

A Conferência foi aberta com um vídeo do presidente de Câmara, Jorge Currila, onde ele destacou a importância da realização do evento para o andamento da saúde na cidade. Foram apresentadas também as falas da Dr.ª Nádia Magalhães Meireles, diretora regional de saúde de Taubaté, por meio de vídeo. Nádia parabenizou os envolvidos na idealização e os munícipes pela participação, além de ressaltar a relevância do tema proposto. A diretora regional frisou a necessidade de tais ações em conjunto com a comunidade para o aperfeiçoamento no atendimento na área da saúde e para fins de controle social.

A população pôde participar por meio do envio de propostas, coletadas em formulários online e físico. Nesse sentido, somou-se um total de 167 propostas prévias, além das que foram incluídas, via chat, no momento da Conferência. A manutenção das caixas de sugestões, ampliação e capacitação quanto ao acolhimento do RH, fortalecimento de mídia social, implementação de conselhos gestor em território de unidade de saúde e a disponibilização de transporte para ACS, são alguns exemplos dos apontamentos feitos previamente.

IMG 2905.jpg OK

Os vereadores presentes também puderam apresentar suas propostas, Diego Miranda apontou o fortalecimento e destaque da saúde da mulher e o fortalecimento das políticas públicas para portadores de deficiência. Higmar Lopes sugeriu validar os serviços de saúde bucal existentes e se necessário os ampliar, além de fortalecer políticas públicas voltadas ao idoso.

Em relação às propostas dos munícipes no chat da reunião, algumas das sugestões fazem referência ao fortalecimento de ações para estímulo de exercícios físicos, de políticas públicas voltadas ao autismo e de equipe multiprofissional no tratamento de doenças autoimunes. Sendo assim, após votação e aprovação, todas as 32 propostas apresentadas na Conferência serão levadas como sugestões ao plano municipal de saúde.

Por fim, Imaculada e Roberval agradeceram à equipe e demonstraram satisfação em relação ao evento. Higmar parabenizou a realização da Conferência e destacou a importância da participação da população para um melhor planejamento.

IMG 2912.jpg OK